ENB promove primeiro exercício europeu de combate a grandes incêndios florestais em simulação virtual
2016-11-13 11:29:42

De 14 a 18 de novembro, a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) promove, em Sintra, o primeiro exercício com recurso a tecnologia de simulação para treino ao nível do comando e da coordenação europeia no combate a grandes incêndios florestais.

O exercício, que irá decorrer no Centro de Simulação e Realidade Virtual da ENB, insere-se no projeto IGNIS - Iniciativa para a gestão global de grandes incêndios através de simulação, que além da ENB inclui três parceiros de França, Itália e Inglaterra: ENTENTE pour la forêt Méditerranéenne (EPLFM), Corpo Nazionale dei Vigili del Fuoco (CNVVF) e Northumberland Fire and Rescue Service (NFRS).

Entre terça e quinta-feira, participarão na vertente prática do exercício três equipas nacionais compostas por elementos de comando de Corpos de Bombeiros e elementos da estrutura operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que irão “jogar” num cenário desenvolvido com o software XVR de simulação.

Na quinta-feira, dia 17, decorrerá paralelamente um Evento de Disseminação destinado a divulgar o projeto junto de diversos agentes de Proteção Civil e outras entidades ligadas às questões relacionadas com incêndios florestais. 

 

Sobre o IGNIS

O IGNIS é um projeto inovador com a duração de dois anos e com co-financiamento da Comissão Europeia através da Direção-Geral da Ajuda Humanitária e da Proteção Civil (ECHO/SUB/2015/718664/PREP01 IGNIS).

O projeto tem como objectivo o desenvolvimento de uma ferramenta de simulação com uma boa relação custo-eficácia, móvel e facilmente acessível, bem como um programa de formação e um programa de exercícios que poderão ser usados nos países parceiros e em toda a Europa, permitindo formar os bombeiros sobre a gestão e combate a grandes incêndios florestais.  

Ao longo dos próximos meses serão também realizados exercícios em Inglaterra e Itália, idênticos ao exercício de Sintra, com simulações em tempo real em cenários virtuais o mais próximo possível das condições verificadas nos teatros de operações. 
 
Para mais informações sobre o projeto IGNIS, consultar: www.ignis-project.eu
 
Para mais informações sobre os parceiros do Projeto IGNIS, consultar: 
• ENTENTE – www.entente-valabre.com
• Escola Nacional de Bombeiros – www.enb.pt
• Corpo Nazionale dei Vigili del Fuoco – www.vigilfuoco.it
• Northumberland Fire and Rescue Service – http://fire.northumberland.gov.uk 

 

ENB promove primeiro exercício europeu de combate a grandes incêndios florestais em simulação virtual
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ ARTIGOS RELACIONADOS

ENB participa em projeto europeu para combate a grandes incêndios florestais

Projeto IGNIS vai melhorar a resposta europeia no combate a grandes incêndios florestais

partilha-google+ LIGAÇÕES
IGNIS - Initiative for Global Management of big fires through Simulation
partilha-google+ TAGS
#CSRV #IGNIS #inovação
jQuery Cookie Disclaimer Bar