FORESTGAME

O projeto FORESTGAME integra a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) e visa desenvolver um programa de formação específico e um jogo sério para treinar os trabalhadores florestais ao nível das exigências físicas e mentais requeridas no âmbito das suas atividades. Este projeto europeu financiado pelo programa Erasmus + começou em janeiro de 2018 e termina em dezembro de 2019.

A sua implementação justifica-se com o facto de as tarefas executadas pelas brigadas contra os incêndios florestais poderem gerar um desequilíbrio entre as necessidades e as capacidades dos bombeiros e profissionais do setor florestal. Trata-se de uma profissão com altas taxas de mortalidade e morbidade, devido a condições extremas de trabalho, sobrecarga física, carga mental, inalação de substâncias e outros riscos inerentes à atividade.

A parceria é composta por quatro instituições que conhecem perfeitamente o setor nos seus respetivos países e representam os interesses de trabalhadores, bombeiros e formadores: SGS. Empresa multinacional especializada em formação vocacional e segurança no trabalho, Espanha; GWU Sindicato Geral dos Trabalhadores, Malta; BETI. Instituto de Tecnologia da Educação do Báltico, Lituânia; e a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), Portugal. O projeto envolve um investimento no valor de 209.108,00€.

A reunião de lançamento do projeto aconteceu nos dias 24 e 25 de janeiro de 2018, nos escritórios da SGS Valencia, onde os parceiros estabeleceram um plano de trabalho específico e as próximas ações a serem realizadas. 

Os parceiros comprometem-se a desenvolver um programa de formação padronizado, tendo em conta as particularidades do seu trabalho em todos os países europeus, especialmente os que estão presentes no consórcio com elevadas taxas de incêndios florestais, como Portugal, Espanha e Malta; e transferível para outros países. Os módulos de treino integrarão aspetos médicos, físicos, técnicos e mentais para qualificar os trabalhadores nas suas capacidades. O consórcio desenvolverá ainda uma ferramenta de treino de Jogo Sério para este programa de formação, a ser usada em smartphones, tablets e PCs.

 

Página do projeto FORESGAME: http://forestgame.eu/

FORESTGAME
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ LIGAÇÕES
Projeto FORESTGAME
partilha-google+ TAGS
#FORESTGAME
jQuery Cookie Disclaimer Bar