Parcerias
Entidades do Ensino Superior Politécnico

ISEC - Instituto Superior de Educação e Ciências (Lisboa) e ISCIA - Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (Aveiro)

Pós-Graduação Gestores de Emergência e Socorro

  • Esta Pós-Graduação foi especificamente concebida para formar técnicos de elevada qualidade que dominem um conhecimento conjugado com a prática operacional. Os gestores de emergências e socorro formados neste curso obtêm um conjunto de conhecimentos multidisciplinares e competências nas dimensões, tecnologias e processos exclusivos dos agentes de proteção civil.
  • No 2º semestre, os alunos seguem o percurso formativo de um dos seguintes ramos: Gestão de Emergência de Proteção e Socorro e Gestão de Emergência em Empresas. 
  • A Escola Nacional de Bombeiros atribui equivalência a módulos da formação de ingresso e acesso na carreira de oficial bombeiro.
  • Os cursos são ministrados no ISCIA (Aveiro) e no ISEC (Lisboa) de acordo com os respetivos calendários escolares.
  • Inscrições e mais informações:

 

ISEC - Instituto Superior de Educação e Ciências (Lisboa)

Licenciatura em Engenharia da Proteção Civil

  • Esta licenciatura pretende dotar os formandos de conhecimentos multidisciplinares que os habilitem a intervir de forma adequada nas diferentes solicitações em matéria de segurança na proteção civil, tanto ao nível do planeamento e prevenção, como ao nível da gestão do socorro e limitação de danos e riscos, como ainda ao nível do processo de recuperação, através do domínio das tecnologias específicas.
  • Os funcionários da ANPC, da ENB e bombeiros credenciados pela LBP usufruem de um desconto de 10%. 
  • Mais informações

 

ISCIA - Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (Aveiro)

Licenciatura em Proteção Civil

  • Tem como objetivo formar técnicos especializados com capacidades e competências ao nível dos conceitos, tecnologias e estratégias de conhecimento, planeamento e gestão das funções associadas à Segurança e à Proteção Civil.
  • Visa preparar técnicos altamente qualificados capazes de identificar, caracterizar e avaliar riscos; planear ações de emergência; elaborar e organizar exercícios de Proteção Civil;  efetuar a gestão de operações em situação de emergência;  intervir em situações que requerem um conhecimento altamente especializado e multidisciplinar, como é o caso da intervenção e resgate em estruturas confinadas; comunicar com a população e com todos os outros intervenientes em situação de emergência; liderar equipas.
  • Mais informações

 

ISEC - Instituto Superior de Educação e Ciências (Lisboa) e ISCIA - Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (Aveiro)

Curso Técnico Superior Profissional em Proteção Civil e Socorro

  • É uma formação ajustada e diferenciadora, construída em articulação e com o apoio pedagógico da Escola Nacional de Bombeiros, dispondo de uma equipa docente altamente especializada com vasta experiência profissional nas áreas que lecionam.
  • O curso visa preparar um técnico profissional altamente qualificado que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, possa assumir funções específicas no âmbito da gestão de ocorrências, do planeamento de operações de Proteção Civil, da elaboração de planos de emergências, de avaliação e monitorização de riscos, da execução de exercícios de Proteção Civil, da realização de vistorias de SCIE, da gestão das comunicações de emergência e do desenvolvimento de ações de informação e/ou sensibilização da população.

 

ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra

Curso de Especialização Tecnológica em Defesa da Floresta Contra Incêndios 

  • Este CET foi desenvolvido para responder à lacuna na formação técnica operacional em Defesa da Floresta Contra Incêndios. O curso confere competências para a coordenação e execução de operações relacionadas com: a prevenção, a pré-supressão, a primeira intervenção, o combate alargado, o rescaldo e a gestão pós-fogo florestal.
  • Outro dos objetivos do curso é dotar os formandos com capacidades que atualmente se encontram dispersas por diferentes entidades e organismos tornando-os praticamente autossuficientes em termos de DFCI ao nível da unidade de gestão florestal.
  • O curso é composto por Unidades de Formação (UF) das quais fazem parte: “uso da água no combate a incêndios florestais” e “proteção civil” lecionadas pela ENB. Uma das componentes fundamentais desta formação é o período de 500 horas em contexto de trabalho realizado durante o Verão, no qual os formandos deverão ser confrontados com situações reais de incêndio florestal.
  • Mais informações
  • Esta parceria prevê, ainda, que a ESAC receba anualmente 20 formandos indicados pela ENB para frequentarem as UF ”Táticas e técnicas de fogo de supressão” e “Análise de incêndios florestais”.

 

OUTRAS PARCERIAS

ADAI - Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial 

  • É no Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais - infraestrutura criada pela ADAI, com o apoio da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal da Lousã, – que são ministradas as componentes laboratoriais do curso de “Segurança e Comportamento do Incêndio Florestal” e da formação de “Incêndios Florestais – Formador”.

IDES - Instituto de Direito e Segurança da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

Parcerias Internacionais
imagem-noticia
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#GES #ISCIA #ISEC #parcerias #protocolos