Cuidados de limpeza e manutenção com EPIs reúnem 120 Bombeiros em Santarém
2019-10-29 11:30:30

Perto de 120 bombeiros de corporações de norte a sul do país participaram no Seminário Internacional “Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Cuidados na limpeza e sua manutenção”, realizado no dia 26 de outubro, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém. A iniciativa organizada pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB), com o apoio da Câmara Municipal de Santarém, contou com a intervenção de especialistas de França, Bélgica, Espanha e Portugal. 

Na sessão de abertura estiveram presentes o presidente da Direção da ENB, Dr. José Ferreira, o Diretor Nacional de Bombeiros, Eng.º Pedro Lopes, o representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, comandante Adelino Gomes, e o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Dr. Ricardo Gonçalves. 

O presidente da ENB sublinhou, logo no início dos trabalhos, tratar-se de “um tema de grande importância, muitas vezes negligenciado, que tem a ver com o dia-a-dia dentro dos quarteis e também com saúde, higiene e manutenção”. O responsável recordou ainda que são equipamentos que custam “bastante dinheiro e por isso devem ser bem utilizados”. 

Já o Diretor Nacional de Bombeiros, referiu que este é um tema de maior importância para a segurança de todos os bombeiros. “A segurança individual tem sido uma das área que mais nos tem preocupado e à qual temos dado especial atenção”, realçou. 

O representante da Liga dos Bombeiros recordou a todos os presentes que os EPIs “são muitas vezes a defesa da vida dos bombeiros em Portugal. Há que ter alguns conhecimentos para lhes dar uma vida mais longa, para que nos possam defender”.  

Durante toda a manhã, a plateia ouviu com atenção a intervenção de especialistas internacionais nesta matéria. Coube a Eric Gouget e Alexandre Weimar, de França, falar sobre a importância das fibras e tecidos na segurança dos equipamentos. A investigadora Vera Deglas, da Bélgica, abordou o tema “Como limpar e manter os EPIs”. 

Depois do intervalo, a professora Gilda Santos, do CITEVE, debruçou-se sobre os requisitos, cuidados e tendências futuras dos EPIs. Já o belga Emmanuel Belaire, falou sobre “Abordagem global para a gestão da contaminação dos EPIs”. O último painel da manhã foi sobre “Higienização dos EPIs no Serviço de Bombeiros”, com Marisa Lopez Hinogo, de Espanha, seguindo-se o período de debate. 

Depois de esclarecidas as dúvidas apresentadas pela plateia aos especialistas, todos os participantes receberam o seu certificado de participação neste seminário, logo após o encerramento dos trabalhos.

 

Ver fotogaleria no Facebook: https://bit.ly/34afff7 

Cuidados de limpeza e manutenção com EPIs reúnem 120 Bombeiros em Santarém
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ ARTIGOS RELACIONADOS

ENB organiza Seminário Internacional sobre Equipamentos de Proteção Individual

partilha-google+ TAGS
#EPIs #internacional #seminário
jQuery Cookie Disclaimer Bar