Secretário de Estado da Administração Interna visita centro de formação da Lousã - Escola Nacional de Bombeiros
Secretário de Estado da Administração Interna visita centro de formação da Lousã
2015-01-19 14:54:55

O secretário de Estado da Administração Interna, João de Almeida,visitou hoje o Centro de Formação da Lousã para se inteirar do estado das obras de requalificação cuja conclusão está prevista para muito em breve.

Durante a visita, o responsável governamental afirmou que, “com um investimento realista, conseguimos duplicar a resposta desta escola”, acrescentando que “só existe um investimento real na segurança dos que combatem os fogos se houver uma componente formativa de qualidade”. Porque “não há investimento em equipamentos de proteção individual e meios que se consiga rentabilizar, seja ao nível das viaturas e dos meios aéreos se, depois, ao nível dos meios humanos que estão no terreno, não houver domínio daquilo que é a realidade que vão enfrentar e o máximo de preparação”. 

Sobre isto, o presidente da Escola Nacional de Bombeiros, José Ferreira, garantiu que “há um processo gradual de aumento da qualidade e quantidade formativa, não só na ENB, mas também à distância, online, nos quartéis dos bombeiros e Unidades Locais de Formação”.

A ocasião foi também aproveitada para a apresentação do planeamento para 2015 do centro especializado em combate a incêndios florestais. Segundo este, estão agendados 10 cursos destinados a quadros de comando e oficiais bombeiro, deverão abranger 862 formandos com 38.730 horas de formação. 

Quanto à renovação do centro, as obras estão orçadas em cerca de 204 mil euros e serão candidatadas a fundos comunitários, estando já assegurado o apoio de 30 mil euros da Câmara Municipal da Lousã. O projeto da ENB assenta na criação de mais salas de formação, impermeabilizações no edifício principal, ampliação do hangar e substituição da sua cobertura para acolher mais viaturas e equipamentos, assim como a adaptação de dois pavilhões em dormitórios com capacidade para albergar 60 formandos.

 

Secretário de Estado da Administração Interna visita centro de formação da Lousã
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ ARTIGOS RELACIONADOS

Centros de Formação

partilha-google+ TAGS
#CFEIF #CIF #incendiosflorestais #visita