Projeto Evacuar Floresta

O projeto de investigação Evacuar Floresta - Decisões e Planos de Evacuação em Cenários de Incêndio Florestal tem como objetivo principal criar um sistema de apoio à tomada de decisão, para proteção da população em risco, em caso de incêndio florestal. É financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e integra a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e o SERQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta. 

Este projeto propõe, ao mesmo tempo, caracterizar o território, do ponto de vista demográfico, redes de transporte e ordenamento territorial, de modo a eliminar problemas que possam surgir no contexto de uma evacuação face a um incêndio rural com elevada perigosidade.

O mesmo procura prever qual o comportamento e tipo de pessoas envolvidas e também estudar o impacto de três cenários como planos de emergência para as comunidades: evacuação, abrigo em refúgio e/ou abrigo em casa (ou combinações parciais). A sensibilização da população para esta temática, fortalecendo a sua resiliência, também faz parte das metas traçadas.  

O Evacuar Floresta envolve ainda quatro centros de investigação: o Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE), o Núcleo de Investigação Científica de Incêndios Florestais (NICIF), o Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (IJ) e o Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA/FE/UP). Tem a duração de três anos, com início em janeiro de 2021 até dezembro de 2023. 

 

Sítio web do Projeto Evacuar Floresta: https://evacuarfloresta.enb.pt/

 

Projeto Evacuar Floresta
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
jQuery Cookie Disclaimer Bar