A implementação do Dossier Técnico-Pedagógico Digital
2015-03-12 16:34:21

O processo de implementação do DTP Digital (Dossier Técnico-Pedagógico exclusivamente digital) está concluído. Esta nova ferramenta entrou em funcionamento há seis meses (desde 22 de setembro de 2014) e já são visíveis os ganhos de eficiência nos procedimentos e no processamento de informação. As contas são claras: até 12 de março, foram submetidos 708 DTP digitais, se considerarmos que cada um tinha em média 80 folhas de papel, concluímos este número corresponderia a cerca de 57 mil folhas. Trata-se de uma enorme otimização ao nível dos processos e dos recursos humanos, materiais e logísticos. 

Para que a implementação e o funcionamento fossem compreendidos pelos seus principais destinatários externos - os formadores que asseguram a formação nos corpos de bombeiros e nas Unidades Locais de Formação - a ENB realizou reuniões de apresentação para expor, presencialmente, o novo processo e esclarecer possíveis questões. No total foram cinco sessões organizadas por áreas técnicas - em Vila Real, Mangualde, Évora, Almeirim e Pombal – e que contaram com a presença de elementos da Direção, coordenadores das áreas de formação e responsáveis pelo helpdesk e pela documentação. Posteriormente, uma comitiva deslocou-se à Madeira para dar a conhecer o DTP Digital aos formadores daquela região autónoma, onde a ENB desenvolve, em parceria com o Serviço Regional de Proteção Civil, atividade com o pólo de formação. 

Apesar de estar completamente funcional, os responsáveis pelo DTP Digital já identificaram alguns pormenores que vão ser melhorados, muito em breve, de modo a otimizar cada vez mais esta poderosa ferramenta e o serviço prestado aos bombeiros portugueses. 

 

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