ENB participa no projeto FIRE-RES contra eventos extremos
2022-03-08 17:23:27

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) é uma das entidades que integra o projeto europeu FIRE-RES, na área da prevenção e do combate a eventos extremos de incêndios florestais, que são uma grande ameaça para toda a Europa, principalmente devido às consequências das alterações climáticas.

Nas áreas afetadas por este fenómeno ocorrem incêndios que quebram consecutivos recordes em termos de área ardida, velocidade, comportamento e impactos. Por outro lado, locais que ainda não foram atingidos até agora tornar-se-ão provavelmente, em pouco anos, regiões propensas a incêndios, segundo os especialistas.

A Comissão Europeia está a investir grandes recursos para criar novos modelos e abordagens para resolver o problema. Por isso, foi lançado recentemente o sítio web fire-res.eu, com o apoio de financiamento comunitário.

O projeto FIRE-RES – que significa “Tecnologias inovadoras e soluções socio-ecológicas e económicas para territórios resilientes ao fogo na Europa” – vigora desde dezembro de 2021 até final de 2025. O objetivo é tornar a Europa resiliente face a eventos extremos de incêndios florestais, desenvolvendo um conjunto de ações inovadoras.

Assim, 34 ações inovadoras serão testadas em 11 ambientes de escala reduzida, chamados de Living Labs, que ocorrerão em diversas regiões da Europa e no Chile. Os Living Labs localizam-se em França, Bulgária, Espanha, Alemanha, Holanda, Grécia, Noruega, Suécia, Portugal, Itália e no Chile.

A expetativa é que o FIRE-RES ajude a reduzir a perda de vidas humanas, bem como os impactos negativos nos edifícios, ecossistemas e na saúde, causados pelos incêndios florestais na Europa. Desta forma, o projeto também contribuirá para alcançar os objetivos da União Europeia para 2030.

O FIRE-RES é promovido por um consórcio de 34 parceiros de 13 países, que inclui universidades, centros de pesquisa, organismos de resposta a emergências, empresas de tecnologia, indústria e organizações da sociedade civil, sendo coordenado pelo Centro de Ciência e Tecnologia Florestal da Catalunha, de Espanha.

Em Portugal, integram ainda este projeto a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o Instituto Superior de Agronomia, o INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência e o ForestWISE.

O projeto FIRE-RES conta com um financiamento de 19,8 milhões de euros ao abrigo do programa europeu Horizonte 2020.

 

 

Sítio web do projeto FIRE-RES: https://fire-res.eu/

 

Newsletter FIRE-RES: https://fire-res.eu/get-informed/newsletters/

ENB participa no projeto FIRE-RES contra eventos extremos
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#FIRE-RES #incêndiosrurais #inovação #Parcerias #projeto
jQuery Cookie Disclaimer Bar