ENB recebe curso sobre o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia
2022-03-13 10:51:57

O Centro de Formação de Sintra da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) recebe de 13 a 18 de março o “18 CMI 11 - Curso de Introdução ao Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (CMI)”, organizado pelo Departamento de Proteção Civil de Itália, em parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e outros organismos europeus.

O curso desenvolvido no âmbito do programa de formação do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (MPCUE), visa difundir e aprofundar o conhecimento sobre o MPCUE, proporcionando aos participantes os princípios básicos sobre gestão de riscos de catástrofes, ações de prevenção, questões jurídicas internacionais, proteção civil e ajuda humanitária.

No evento participam 24 formandos de diversos países europeus, repartidos em quatro equipas de seis elementos cada, sendo que cada equipa representa um país. Durante os primeiros quatro dias irão receber as bases formativas sobre o MPCUE e no último dia realiza-se um exercício conjunto, com a simulação de um teatro de operações a decorrer em Moçambique. 

O CMI constitui a formação de base sobre o MPCUE, sendo o objetivo principal criar uma base comum de entendimento entre os participantes, a fim de melhorar a compatibilidade e complementaridade das equipes que trabalham no terreno e facilitar a cooperação, troca de experiências e assistência mútua entre especialistas dos vários países envolvidos. 

O evento é organizado pelo Departamento de Proteção Civil de Itália (ICPD), em parceria com a Inspeção-Geral de Situações de Emergência da Roménia (IGSU), a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Direção-Geral de Proteção ao Cidadão de Castilla-La Mancha (GDPCC-LM), a Scuola Universitaria Superiore Sant 'Anna (SSSA) e a Scuola Internazionale di Alta Formazione (SIAF).

Sobre a responsabilidade da DG ECHO – Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária Europeias, o MPCUE foi criado em 2001 para reforçar a cooperação ao nível da assistência e intervenção na área da proteção civil, em casos de emergência grave ou ameaça iminente. Dele fazem parte os Estados-Membros da União Europeia, mais a Noruega, Islândia, Montenegro, Macedónia, Sérvia e Turquia, num total de 34 países.

 

Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia: http://ec.europa.eu/echo/index_en  

ENB recebe curso sobre o  Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#civil #formação #internacional #proteção
jQuery Cookie Disclaimer Bar