ENB recebe no 27º aniversário Medalha de Mérito de Proteção e Socorro
2022-05-10 14:37:22

No dia em que cumpriu 27 anos ao serviço da formação dos bombeiros portugueses e dos demais agentes de Proteção Civil, a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) foi condecorada pelo Ministro da Administração Interna, Dr. José Luís Carneiro, e pela Secretária de Estado da Proteção Civil, Dr.ª Patrícia Gaspar, com a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau ouro e distintivo branco. Durante a cerimónia comemorativa, realizada no dia 4 de maio, na sede em Sintra, foi ainda prestado reconhecimento aos colaboradores da ENB com mais de 25 anos de serviço. 

A medalha entregue ao Presidente da Direção da ENB, Dr. Vitor Reis, foi concedida através do Louvor n.º 537/2022, emitido pelo Gabinete da Secretária de Estado da Administração Interna e publicado em Diário da República a 7 de abril de 2022. De acordo com o qual, “ao longo de quase três décadas de funcionamento, a ENB tem-se afirmado como um centro de excelência ao serviço da formação dos bombeiros portugueses”. 

O louvor refere ainda que “desde a sua fundação, a ENB tem desempenhado um papel fundamental, em termos formativos, no sistema nacional de proteção civil, concretizando, diariamente, uma parceria entre o Estado e a sociedade civil. Para além da formação ministrada aos bombeiros portugueses, a ENB foi responsável por estruturar e ministrar a formação que esteve na génese do Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana e da Força Especial de Bombeiros”.

A cerimónia comemorativa do 27º aniversário contou com a presença do Ministro da Administração Interna, Dr. José Luís Carneiro, que visitou a escola pela primeira vez, e da Secretária de Estado da Proteção Civil, Dr.ª Patrícia Gaspar. Após uma breve apresentação sobre a atividade da ENB, pelo Presidente da Direção, Dr. Vitor Reis, os responsáveis governamentais e restante comitiva visitaram o Campo de Treinos de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais e o Centro de Simulação e Realidade Virtual, onde decorria uma ação de formação dirigida a bombeiros.     
Durante a cerimónia foi também prestado um reconhecimento a oito colaboradores com 25 ou mais anos de serviço na escola: Susana Antunes, Sofia Loureiro, Teresa Dentinho, Lúcia Faias, Isabel Dias, Ana Bravo, Isabel Amaro e Adelino Reis.

A efeméride realizada em Sintra contou com a intervenção do Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ENB, Dr. Álvaro Guerreiro, tendo participado também o Presidente da Câmara de Sintra, Dr. Basílio Horta, o Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Brigadeiro-General Duarte da Costa, o Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Dr. António Nunes, o Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, Dr. André Fernandes, a Diretora Nacional de Bombeiros, Engª Susana Silva, e os vogais da Direção da ENB, Eng.º Pedro Lopes e Dr. António Simões.

A ENB é a autoridade pedagógica na formação técnica dos bombeiros portugueses, tendo por missão promover a formação dos bombeiros e demais agentes de proteção civil. A sua criação é o resultado da colaboração institucional entre a ANEPC e a LBP. 

 

ENB recebe no 27º aniversário Medalha de Mérito de Proteção e Socorro
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ DOWNLOADS
Louvor n.º 537/2022
partilha-google+ TAGS
#aniversário
jQuery Cookie Disclaimer Bar