A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) acaba de lançar um novo cartaz dedicado à Sinalética Gestual utilizada em manobras com veículos, máquinas de rasto e helicópteros, onde são apresentadas as diferentes sinaléticas padronizadas para manobras ou procedimentos específicos.
Pretende-se divulgar e uniformizar a sinalética gestual utilizada de forma comum e mais frequentemente em teatros de operações em incêndios rurais, por forma a facilitar o seu conhecimento e a sua aplicação operacional, nomeadamente quando existem dificuldades com comunicações rádio, quando existe ruído que não facilita a comunicação verbal e em operações que, pela sua especificidade, exigem a utilização de sinalética gestual.
Para a elaboração do cartaz, recorreu-se à consulta de bibliografia nacional e internacional, bem como da legislação em vigor. Complementarmente, foi mobilizado o conhecimento técnico e prático acumulado ao longo dos anos, resultante quer da formação ministrada, quer da experiência operacional de formadores da ENB e Bombeiros com vasta experiência no combate a incêndios rurais.
Para o desenvolvimento da sinalética gestual em contexto operacional, foram realizados, ao longo do tempo, diversos exercícios no terreno com veículos, máquinas e helicópteros. Este trabalho permitiu recolher e consolidar imagens e informação que sustentam a sinalética gráfica agora disponibilizada.
Em cada uma das três tipologias de sinalética foram desenvolvidos cartões de apoio que permitem um recurso rápido e um reforço da aprendizagem destes sinais.
Este novo recurso pedagógico encontra-se disponível no sítio da Internet da ENB, onde pode ser descarregado para impressão: https://bio.enb.pt/qr/09_gestmanobras/
Encontra-se também em curso, como habitualmente, a sua distribuição em formato físico junto dos corpos de bombeiros de todo o país.
