A Escola
Apresentação Institucional


A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) é uma entidade privada sem fins lucrativos e pessoa coletiva de utilidade pública que tem como associados a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).
Reconhecida como autoridade pedagógica na formação técnica dos bombeiros portugueses, é a ENB que, desde 1988, tem vindo a desenvolver as qualificações e especializações indispensáveis à missão, cada vez mais exigente, dos bombeiros e demais agentes de proteção e socorro.

Esta missão fundamental que a ENB desempenha no desenvolvimento do sistema nacional de proteção civil tem sido ampliada, a partir de 2011, ao domínio autárquico através da formação de bombeiros e quadros municipais.

Ao longo de mais de duas décadas a promover o «saber para servir», a ENB acumulou uma vasta experiência devidamente reconhecida e certificada a nível nacional e internacional. Esta credibilidade formativa também é colocada à disposição de todos os cidadãos, entidades públicas e privadas através do Centro de Serviços para Instituições e Empresas

A ENB está sediada na Quinta do Anjinho, em Sintra, onde se desenvolveu como o centro nacional para a qualificação dos bombeiros portugueses, uma posição que tem vindo a ser partilhada por meio de iniciativas descentralizadoras da sua atividade, primeiramente através de uma rede nacional de formadores externos credenciados, mais tarde, com a fundação de centros de formação na Lousã e em S. João da Madeira. Em 2009, a ENB iniciou a implantação de Unidades Locais de Formação estrategicamente distribuídas pelo território continental, aproximando, assim, a oferta formativa dos seus destinatários.

Em 2014, a Escola traçou como linhas de atuação do Plano Estratégico da Formação 2014-2016: melhorar o acesso, garantir a qualidade e fomentar a inovação. Para a prossecução destes objetivos foi introduzido um sistema de auditorias, um DTP Digital e uma plataforma proprietária para a gestão da formação de mais de 30 mil bombeiros.

A ENB apostou também no desenvolvimento de novos cursos, em parceria com institutos politécnicos e entidades internacionais, e procedeu à renovação de conteúdos multimédia assim como da sua plataforma de e-learning. Ao nível das infraestruturas, foi inaugurado em Sintra, em 2015, um dos melhores centros de simulação e realidade virtual, a nível internacional, para bombeiros e, em 2016, um moderno Campo de Treinos de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais.

Direção
Breve Historial
Missão, Cultura e Valores
Política de Qualidade
Estatutos da ENB
imagem-noticia
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ ARTIGOS RELACIONADOS

A implementação do Dossier Técnico-Pedagógico Digital

Bombeiros vão ter um Centro de Simulação e Realidade Virtual

Curso de Sobrevivência e Equipa de Intervenção Rápida (SEIR)

Hazmat: Cursos de Matérias Perigosas certificados internacionalmente

partilha-google+ LIGAÇÕES
ANPC- Autoridade Nacional de Proteção Civil
LBP - Liga dos Bombeiros Portugueses
partilha-google+ TAGS
#ANPC #CFEIF #CFSintra #CFSJM #LBP #parcerias #ULF
jQuery Cookie Disclaimer Bar