A Escola
Apresentação Institucional
Direção

Mandato 2021-2023 

 

 Vitor Reis

Presidente

Vitor Manuel Figueiredo dos Reis

Email:

 

Vitor Manuel Figueiredo dos Reis nasceu em 1975 em Pernes.

Licenciou-se em Gestão de Empresas pela Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Santarém. Concluiu o Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e a Pós-Graduação em Gestão da Emergência pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB). No decurso da sua formação académica concluiu ainda o doutoramento em Educação, na especialidade de Educação à Distância e E-learning, pela Universidade Aberta.

Desempenhou funções de formador na ENB, em diversas áreas técnicas de formação. Posteriormente desempenhou funções de adjunto administrativo e logístico da Força Especial de Bombeiros da Autoridade Nacional de Proteção Civil. Foi vogal da Direção da ENB entre 2013 e 2019. De 2019 a 2021 desempenhou as funções de Adjunto no Gabinete da Secretária de Estado da Administração Interna.

Durante 22 anos foi bombeiro voluntário e também formador da ENB.

 

 

José Pedro Silva 

Vogal

José Pedro Godinho Oliveira Lopes 

Email:

 

José Pedro Godinho Oliveira Lopes nasceu em 1960 na Guarda.

Licenciou-se em Engenharia Civil, pelo Instituto Superior Técnico, e concluiu o mestrado em Segurança aos Incêndios Urbanos, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Desempenhou as funções de Inspetor Regional Adjunto, Inspetor Regional de Bombeiros do Centro e Inspetor Superior Adjunto, na estrutura do Serviço Nacional de Bombeiros e de Vice-presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil e do Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil. Foi posteriormente Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Emergência Médica. Entre 2013 e 2021 foi o Diretor Nacional de Bombeiros, na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Durante 18 anos foi bombeiro voluntário, tendo desempenhado o cargo de Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários da Guarda.

 

 

Vogal

Marco Filipe Simão Martins

Email: 

 

Marco Filipe Simão Martins nasceu em 1977 em Caldas da Rainha.

Licenciou-se em Engenharia da Proteção Civil pelo Instituto Superior de Educação e Ciência em Lisboa. Concluiu o Mestrado em Riscos e Proteção Civil, no Instituto Superior de Educação e Ciência em Lisboa, e o curso de Técnico Superior de Segurança no Trabalho. No decurso da sua formação académica encontra-se a frequentar o doutoramento em Estudos de Segurança e Defesa no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

Desempenhou funções de formador na ENB, em diversas áreas técnicas de formação, e foi coordenador do Centro de Formação de São João da Madeira. Posteriormente, foi Adjunto de Operações da Força Especial de Bombeiros da Autoridade Nacional de Proteção Civil e, entre 2013 e 2017, Adjunto de Operações Nacional do Comando Nacional de Operações e Socorro da ANPC. Desempenhou as funções de Técnico Superior de Segurança Contra Incêndios em Edifícios, na Câmara Municipal de Óbidos, entre 2017 e 2019, e até 2022 foi o Coordenador Municipal de Proteção Civil.

É bombeiro voluntário há cerca de 30 anos, desde 2007 integrado no quadro de comando.

Breve Historial
Missão, Cultura e Valores
Política de Qualidade
Estatutos da ENB
imagem-noticia
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
jQuery Cookie Disclaimer Bar