Escola Nacional de Bombeiros

A ENB é a entidade formadora e certificadora da formação dos bombeiros em Portugal

Desempenha, por isso, uma missão fundamental no desenvolvimento do sistema nacional de proteção civil. A sua vasta experiência confere-lhe uma inquestionável credibilidade formativa que é colocada à disposição dos bombeiros, agentes de proteção civil e também a entidades públicas e privadas através do Centro de Serviços para Instituições e Empresas

Saiba mais sobre a ENB

CAMPO DE TREINOS INCÊNDIOS URBANOS E INDUSTRIAIS

Formação e treino de bombeiros e outros agentes que integram equipas de primeira e segunda intervenção para o combate a incêndios urbanos e industriais.

É constituído por quatro áreas:

Campo de Treinos

Área de Incêndios em Espaços Exteriores

Na área de incêndios em espaços exteriores estão instalados simuladores de incêndios que funcionam com combustível gasoso e com combustível líquido. Nestes simuladores são realizados exercícios de extinção com equipamentos de primeira intervenção (extintores e carretel) e com equipamentos de segunda intervenção (linhas de mangueiras).


INCÊNDIOS EM ESPAÇOS FECHADOS

A área de incêndios em espaços fechados é constituída por três unidades:

Unidade Multiusos Sem Fogo

Onde é possível realizar exercícios de adaptação ao aparelho respiratório isolante  de circuito aberto, exercícios de progressão em espaços confinados, exercícios de busca e salvamento de vítimas, exercícios de abertura forçada de acessos, etc.


Unidade Fixa de Fogo em Espaços Fechados

Área onde é possível observar o comportamento de um incêndio num espaço confinado e realizar operações em espaços confinados com fogo real em combustíveis sólidos


Unidade Móvel de Fogo em Espaços Fechados

Onde é possível realizar operações em espaços confinados com fogo real em combustíveis líquidos.


CAMPO DE TREINOS INCÊNDIOS URBANOS E INDUSTRIAIS

Formação e treino de bombeiros e outros agentes que integram equipas de primeira e segunda intervenção para o combate a incêndios urbanos e industriais.

É constituído por quatro áreas:

Área de Resgate em Altura

A área de resgate em altura é constituída por uma torre metálica de 14 metros de altura (certificada para o serviço de bombeiros) e por um poste de suporte de linhas elétricas de muito alta tensão.


EDIFÍCIO DE APOIO

O edifício de apoio integra as instalações sanitárias, os balneários (masculinos e femininos), armazém de equipamentos de proteção individual e uma sala de briefing e debriefing.

FORMAÇÃO / SERVIÇOS

A ENB dispõe de um conjunto de ações de formação com conteúdo programático standard. No entanto, os conteúdos programáticos e a duração de cada ação podem ser adaptados em função das necessidades dos destinatários.

O Campo de Treinos em Combate a Incêndios Urbanos e Industriais da Escola Nacional de Bombeiros cumpre os requisitos para realização de ações de formação conforme estabelecido nas normas:

  • NFPA® 1001 - Standard for Fire Fighter Professional Qualifications;
  • NFPA® 1404 - Standard for Fire Service Respiratory Protection Training;
  • UK National Occupational Standard SFJ CFF01 - Respond to operational incidents requiring breathing apparatus.

Neste âmbito disponibilizamos as seguintes ações de formação:

− Operações com Aparelho Isolante Respiratório de Circuito Aberto (ARICA)* – 16 horas;

Objetivos gerais

Dotar os formandos de competências técnico-operacionais que lhes permitam utilizar de forma segura e eficaz o aparelho respiratório isolante de circuito aberto (ARICA) ao abrigo das normas NFPA® 1001: Standard for Fire Fighter Professional Qualifications, NFPA® 1404 Standard for Fire Service Respiratory Protection Training e da UK National Occupational Standard SFJ CFF01 Respond to operational incidents requiring breathing apparatus.

Conteúdos programáticos

  • Anatomia e fisiologia da respiração;

  • ARICA - funcionamento e utilização;

  • Procedimentos de segurança;

  • Práticas simuladas.

Destinatários

  • Bombeiros (com a categoria mínima de bombeiro de 3.ª ou equivalente);

  • Colaboradores de empresas que integram equipas de segunda intervenção (e que já tenham frequentado formação inicial em combate a incêndios com meios de segunda intervenção).

−Curso avançado de extinção de incêndios em compartimentos (Flashover)* – 16 horas.

Sugerimos a frequência conjunta de ações de formação em Gestão de Operações + Operações com Aparelho Isolante Respiratório de Circuito Aberto (ARICA) + Curso avançado de Extinção de Incêndios em Compartimentos (Flashover) = 5 dias consecutivos

- Gestão de Operações* (8 horas),

Objetivos gerais

Dotar os formandos de competências técnico-operacionais que lhes permitam comandar operações de combate a incêndios urbanos que envolvam, no máximo, seis equipas.

Conteúdos programáticos

Destinatários

  • Bombeiros (com a categoria mínima de bombeiro de 3.ª ou equivalente);

  • Chefes ou coordenadores de equipas de segunda intervenção (que já tenham frequentado formação inicial em combate a incêndios com meios de segunda intervenção).

Estas três ações de formação destinam-se a grupos com o mínimo de 12 e o máximo de 16 participantes. Não dispomos da modalidade de inscrições individuais.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO

Caso pretenda informações por favor detalhe as suas necessidades no formulário

Faça a sua seleção
Em cada Ação / Total
Caso pretenda informação ou tenha algum apontamento, por favor indique aqui

Os seus dados pessoais serão tratados nos termos da política de privacidade.

Insira o código da imagem
captcha

ONDE ESTAMOS

Rua Dr. António Macieira - Quinta do Anjinho
São Pedro de Penaferrim
2710-689 Sintra

Contactos

Telefone: +351 219 239 048
skype: ENB-SCIE
E-mail: servicos@enb.pt

Horário

Segunda a Sexta-Feira
das 9h às 18h

CONTACTE-NOS