A ENB é detentora de um amplo e diversificado portfólio de manuais, conteúdos e recursos técnico-pedagógicos para suporte a todos os cursos ministrados.
Para além da atividade editorial, têm sido concebidos diferentes materiais didácticos para iniciativas de responsabilidade social ou campanhas de sensibilização junto da sociedade civil e dos bombeiros portugueses.
Cartaz "Já tem… 1 Kit de Emergência para Situações de Catástrofe?"
KIT DE EMERGÊNCIA
O Kit de emergência é constituído por elementos e produtos essenciais para assegurar a sua autossuficiência e sobrevivência, nas primeiras 72 horas, em situação de acidente grave ou catástrofe.
Vejamos alguns dos itens que devem constar no seu kit de emergência:
Documentos
Tire cópias dos documentos de identificação do seu agregado familiar (Cartão do cidadão, BI, passaporte), incluindo também cópias dos documentos dos animais de companhia (certificados de vacinas, registo de identificação ou outros), guarde-os numa pasta plástica e coloque no seu kit.
As pessoas com problemas de saúde, devem colocar no kit a listagem dos seus medicamentos e cópias dos relatórios médicos ou notas de alta. É fundamental que possua a sua informação clínica, para garantir uma melhor observação caso necessite.
Caso necessite de uma observação médica é fundamental que tenha ao seu dispor os contactos dos serviços de emergência, incluindo os números de bombeiros, polícia e da proteção civil.
Elabore ainda uma listagem com os contactos dos familiares e amigos, identificando os graus de parentesco.
Medicamentos
Caso seja doente crónico (tensão alta, diabetes, reumatismo, doenças do coração) não se esqueça de colocar no seu Kit a medicação que toma ou que utiliza em caso de SOS (insulina, medicamentos para o coração, inaladores para asma ou outros).
Faça-se acompanhar da medicação que toma regularmente. Preventivamente adicione ao seu Kit os seguintes medicamentes: analgésicos, anti-histamínicos, anti-diarreicos e laxantes.
Vestuário
Coloque no seu kit um conjunto de roupa confortável, reforce a roupa interior, assim como, calçado cómodo e resistente. Considere também a colocação de luvas de proteção e um impermeável.
Comunicações
Numa situação de emergência é fundamental manter a comunicação com a família/agregado familiar, equipas de socorro, bem como receber ou dar a respetiva informação dos órgãos de comunicação Social (OCS). Contudo, será um dos recursos que podemos perder dependendo do evento a que estejamos sujeitos.
Em algumas situações será fundamental um apito, para nos fazermos ouvir, sinalizando a nossa presença e alertando para que nos ajudem.
A existência de um rádio a pilhas, com a respetiva recarga é um dos meios de comunicação que funcionará para recebermos indicações das autoridades competentes no caso acidente grave ou catástrofe.
O telemóvel é atualmente um dispositivo essencial que temos connosco. Guarde no seu Kit uma powerbank carregada, que poderá permitir prolongar a autonomia do seu telemóvel. Inclua também os códigos de acesso à rede (PIN).
Primeiros socorros
Organize uma pequena bolsa de primeiros socorros com:
• Luvas,
• Pensos e compressas esterilizadas,
• Antisséptico para desinfeção da pele,
• Pomada para queimaduras,
• Ligaduras e adesivos de vários tamanhos e larguras,
• Soro fisiológico, doses individuais,
• Termómetro,
• Tesoura e pinça,
• Lençol isotérmico,
• Máscara de bolso.
Adicionalmente considere outros itens de proteção: máscara de poeiras, manta isotérmica e óculos de proteção.
Alimentos:
Para organizar o seu Kit, no que concerne aos alimentos, deve ter em conta os não perecíveis, com maior validade e menos probabilidade de se estragarem, destacando os que não exijam refrigeração ou preparação.
Podemos selecionar: água, conservas/enlatados, barras energéticas, chocolates, cereais e frutos secos. Reveja periodicamente o seu conteúdo e a validade dos alimentos.
Alimentos - Caixa
Uma qualquer situação de emergência, pode impedir-nos a acessibilidade a alguns bens essenciais até mesmo dentro da nossa casa, nomeadamente, falta de água e a necessidade de possuirmos reserva deste líquido assim como pastilhas de purificação.
Armazene uma caixa na despensa ou num armário, com bens essenciais para 72 horas. O agregado familiar deverá ter conhecimento da existência e constituição do conteúdo da caixa, a ser utilizada somente em situações de emergência.
Higiene
Prepare uma pequena bolsa com sabonete/sabão, pasta e escova de dentes, sacos do lixo, papel higiénico e toalhetes higiénicos, desodorizante e um creme hidratante.
Utensílios
Há utensílios que podem fazer a diferença numa situação de emergência. O canivete multifunções dará uma ajuda em muitas situações, assim como, uma lanterna de dínamo garante iluminação sem necessidade de energia. O espelho é também um utensílio facilmente transportável e que pode ser utilizado para sinalização, refletindo a luz.
Dinheiro
Tenha na sua posse, dinheiro para uma primeira necessidade.
Animais de companhia
Complemente a sua mochila com alguns pertences básicos para o seu animal de companhia: taça para colocar água e a alimentação, açaime, coleira e um agasalho.
Para a evacuação deve ter disponível a transportadora, para que seja garantida a segurança de todos.
Bebés e idosos
Caso tenha bebés ou idosos no seu agregado familiar deverá considerar artigos específicos de uso diário (fraldas, leite em pó, toalhetes).
Atenção
• Coloque o Kit em local acessível e sinalize-o.
• Assegure-se que é do conhecimento do agregado familiar.
• Utilize preferencialmente uma mochila para constituir o Kit.
• Reveja periodicamente o conteúdo.
• Considere constituir outros Kits de âmbito familiar (ex: primeiros socorros, animais de companhia, veículos).
• Tenha um Plano Familiar de Emergência.
Cartaz "Já tem… 1 Plano Familiar de Emergência para Situações de Catástrofe?"
PLANO FAMILIAR DE EMERGÊNCIA
O Plano Familiar de Emergência (PFE) é um documento que agrega um conjunto de medidas com o objetivo de prever, planear e preparar os membros do seu agregado familiar para situações de acidente grave ou catástrofe.
Vejamos alguns pontos importantes a ter em conta na elaboração do seu PFE:
Documentação
Anexe ao seu Plano Familiar de Emergência cópias dos documentos de identificação do seu agregado familiar, incluindo animais de companhia. Estes documentos devem ser protegidos com uma capa plástica.Elabore uma lista de contactos dos seus familiares mais próximos, amigos e dos serviços de emergência. Esta lista deve estar atualizada e plastificada para que não se danifique e seja percetível.
Forneça também cópias dos documentos do seu agregado familiar a um familiar mais próximo, para que fiquem guardados fora da sua casa.
Pontos de encontro
Na sua casa defina um ponto de encontro para todo o agregado familiar que deve ser um local seguro, onde não exista risco de queda de objetos, nem estar próximo de fontes de explosão (gás, caixas de eletricidade e outros). Deverá ser um espaço amplo e de fácil acesso. O mais importante é que todo o agregado familiar saiba onde se localiza o ponto de encontro.
Fale com os seus vizinhos na reunião de condomínio ou mesmo individualmente, incentive-os a fazerem o seu próprio Plano Familiar de Emergência e a definirem o ponto de encontro para todos.
Pode fazer uma pequena planta do local onde vive e situar os pontos-chave para a evacuação, saídas de emergência, extintores existentes, betoneiras, ponto de encontro, entre outros.
Todos os Locais de Segurança para concentração e abrigo estão definidos no Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, contudo deve aguardar ordens das autoridades competentes para que seja encaminhado para o local mais seguro.
Vias de evacuação
Avalie a envolvente da sua habitação e defina os caminhos de evacuação a utilizar em caso de necessidade. Estabeleça também caminhos alternativos, caso o primeiro seja impossível de utilizar aquando da evacuação.
A evacuação da habitação poderá ser feita com auxílio do seu veículo. Caso a evacuação seja efetuada a pé, reúna logo que possível o seu agregado familiar num local seguro.
Deve ter sempre em consideração as indicações das autoridades competentes perante a evacuação.
Riscos
O RISCO é definido como a probabilidade de ocorrência de um processo (ou ação) perigoso e respetiva estimativa das suas consequências sobre pessoas bens e o ambiente, dos quais se destacam os seguintes:
Riscos naturais: É um fenómeno que produz danos e tem origem na natureza.
Riscos tecnológicos: quando o perigo resulta do desrespeito pelas normas de segurança e pelos princípios que não só regem a produção, o transporte e o armazenamento, mas também o manuseamento de produtos ou o uso de tecnologias.
Riscos mistos: resulta da combinação de ações continuadas da atividade humana com funcionamento dos sistemas naturais (Ex: Incêndios florestais).
Procure conhecer os riscos específicos existentes na sua localidade e informe-se das medidas de autoproteção adequadas a esses riscos.
Autoproteção
Cada cidadão juntamente com o seu agregado familiar, tem de desenvolver comportamentos de autoproteção adaptados ao risco, conhecendo e adotando medidas preventivas e procedimentos adequados em casa, no local de trabalho ou onde quer que se encontre.
No que concerne ao socorro, lembre-se que será tanto ou mais eficaz quanto mais os cidadãos participarem, quer no seio da família/agregado familiar, quer no seio da própria sociedade.
Efetue vários exercícios de evacuação para rotinar procedimentos com o seu agregado familiar.
Cartazes Suporte Básico de Vida: Adulto, Criança e Obstrução da Via Aérea
(clique para download)
Os cartazes para bombeiros servem essencialmente para reforçar e relembrar os conceitos que fazem parte da formação que a ENB ministra. Estes materiais pedagógicos devem ser disponibilizados nos espaços de formação dos corpos de bombeiros.
Cartaz "Classificação dos Acidentes com Matérias Perigosas"
Cartaz "10 Normas de Segurança no Combate a Incêndios Rurais"
Cartaz "Centro de Documentação"
(clique para download)
Cartaz "Abordagem à Vítima"
(clique para download)
Cartaz "Protocolo LACES"
Cartaz "Reabilitação Operacional das Equipas"
Cartaz "Linha de Apoio Psicossocial COVID-19"
(clique para download)
Cartaz "PEVACO - Segurança na Cabina"
(clique para download)
Cartaz "STOPD - Reconhecimento"
(clique para download)
Materiais "Projeto Floresta Segura"
(Clique para download)
Saiba como Agir numa evacuação de edifícios
Centro de Simulação e Realidade Virtual da ENB em Sintra (Vídeo ENB - março/2016)
Proteção Contra Incêndios - Edifícios 3ª e 4ª Categoria (Parceria DECO Proteste)
Formação de Bombeiros no Combate a Incêndios (Reportagem Tv Record - 02-07-2015)
Seminário Gestores de Emergência e Socorro - Segurex 2015 (Portal BPS - 09/05/2015)
Curso de Postos de Comando - Nível 1 (Vídeo ENB - 25/12/2014)
Bombeiros com mais formação: ULF do Porto (Vídeo da Câmara Municipal do Porto - 16/01/2015)
Curso SEIR "No fim do turno voltamos todos para casa" (Reportagem Portal BPS - 16-12-2014)
ENB: Entrevista a “Bob” McKee - Fire Service College (Vídeo do Portal BPS - 15/11/2014)
Parceiros SIEM: ENB (Vídeo do INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica - 15/10/2014)
'Escola de Heróis' (Reportagem CMTV - 14/07/2014)
Floresta Segura na "Edição da Manhã" (SIC Notícias - 02/04/2014)
CFEIF da ENB (Lousã) no ~"Portugal no Coração" (RTP1 - 15/10/2012)
A ENB no Programa "Portugal em Directo" (RTP1 - 26/11/2011)
A ENB no Programa 50 Graus (RTP2 - 31/08/2011)
A ENB disponibiliza gratuitamente aos Bombeiros e ao público em geral os Manuais de Formação Inicial para Bombeiros, em formato digital, através dos quais é possível aceder um vasto conjunto de recursos pedagógicos nas áreas da emergência, do socorro e da proteção civil.
(clique no título do manual para download)