FIRE-RES

O projeto FIRE-RES – que significa “Tecnologias inovadoras e soluções socio-ecológicas e económicas para territórios resilientes ao fogo na Europa” – vigora desde dezembro de 2021 até final de 2025. O objetivo é tornar a Europa resiliente face a eventos extremos de incêndios florestais, desenvolvendo um conjunto de ações inovadoras.

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) é uma das entidades que integra este projeto europeu na área da prevenção e do combate a eventos extremos de incêndios florestais, que são uma grande ameaça para toda a Europa, principalmente devido às consequências das alterações climáticas.

O projeto prevê 34 ações inovadoras testadas em 11 ambientes de escala reduzida, chamados de Living Labs, em diversas regiões da Europa e no Chile. Os Living Labs localizam-se em França, Bulgária, Espanha, Alemanha, Holanda, Grécia, Noruega, Suécia, Portugal, Itália e no Chile.

A expetativa é que o FIRE-RES ajude a reduzir a perda de vidas humanas, bem como os impactos negativos nos edifícios, ecossistemas e na saúde, causados pelos incêndios florestais na Europa. Desta forma, o projeto também contribuirá para alcançar os objetivos da União Europeia para 2030.

O FIRE-RES é promovido por um consórcio de 34 parceiros de 13 países, que inclui universidades, centros de pesquisa, organismos de resposta a emergências, empresas de tecnologia, indústria e organizações da sociedade civil, sendo coordenado pelo Centro de Ciência e Tecnologia Florestal da Catalunha, de Espanha.

O projeto FIRE-RES conta com um financiamento de 19,8 milhões de euros ao abrigo do programa europeu Horizonte 2020.

 

Sítio do projeto FIRE-RES: https://fire-res.eu/

FIRE-RES
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
jQuery Cookie Disclaimer Bar