ENB conclui projeto europeu inovador e continua aposta na realidade virtual
2018-01-31 16:23:58

A ENB esteve presente, em França, na conferência final do IGNIS - Iniciativa para a gestão global de grandes incêndios através de simulação, um projeto inovador cofinanciado pela Comissão Europeia através da Direção-Geral da Ajuda Humanitária e da Proteção Civil.


O IGNIS teve a duração de dois anos e envolveu quatro parceiros europeus na elaboração e desenvolvimento de tecnologia de simulação para treinar o comando e controlo no combate a grandes incêndios florestais.

A ferramenta de simulação desenvolvida no âmbito do IGNIS consiste numa rede de computadores capazes de reproduzir cenários virtuais que colocam os comandantes das operações perante situações muito próximas das condições reais. Perante esses cenários, os operacionais necessitam de aplicar conhecimentos, técnicas e experiência para reunir e processar as informações, de modo a tomar decisões informadas sobre como comandar as operações de forma segura e eficaz.

Cada parceiro projetou e desenvolveu diferentes cenários complexos de incêndios florestais, desenhados para testar as competências dos operacionais para responder de forma segura e eficaz às mudanças que podem ocorrer durante um grande incêndio florestal, como por exemplo, mudanças na velocidade e direção de propagação, e focos secundários.

Os delegados presentes na conferência tiveram oportunidade de conhecer os membros do conselho consultivo independente, composto por especialistas em incêndios florestais e em comando de operações da Bélgica, Croácia, França, Dinamarca, Portugal, Espanha e Reino Unido. O conselho consultivo foi responsável pela revisão do trabalho dos parceiros do IGNIS, fornecendo aconselhamento, orientação e uma garantia externa da qualidade do projeto.

Durante o encerramento da conferência final, responsáveis das quatro entidades parceiras e uma organização representada no conselho consultivo independente assinaram uma Declaração de Intenção para continuar a trabalhar em parceria no próximo ano, para desenvolver e aprimorar o treino de simulação para combate a grandes incêndios florestais.

Mais informação

O IGNIS é um projeto inovador com a duração de dois anos e com co-financiamento da Comissão Europeia através da Direção-Geral da Ajuda Humanitária e da Proteção Civil (ECHO/SUB/2015/718664/PREP01 IGNIS).

Além da ENB, o projeto envolveu três parceiros de França, Itália e Inglaterra: ENTENTE pour la forêt Méditerranéenne (EPLFM), Corpo Nazionale dei Vigili del Fuoco (CNVVF) e Northumberland Fire and Rescue Service (NFRS).

Ao longo dos próximos meses serão disponibilizados os resultados finais e os relatórios do projeto a diversos agentes de protecção civil de toda a Europa e ao público em geral, através da página www.ignis-project.eu. Durante o ano, o consórcio continuará a trabalhar no sentido de manter e alargar a parceria a outras entidades.

Mais em: www.ignis-project.eu ou através dos parceiros:

ENB conclui projeto europeu inovador e continua aposta na realidade virtual
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ ARTIGOS RELACIONADOS

ENB participa em projeto europeu para combate a grandes incêndios florestais

ENB promove primeiro exercício europeu de combate a grandes incêndios florestais em simulação virtual

Projeto IGNIS vai melhorar a resposta europeia no combate a grandes incêndios florestais

partilha-google+ LIGAÇÕES
IGNIS project - Initiative for Global Management of big fires through Simulation
partilha-google+ TAGS
#IGNIS #inovação
jQuery Cookie Disclaimer Bar