Bombeiros de Berlim recebem formação na ENB em Sintra
2018-09-28 13:59:12

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) recebeu de 25 a 28 de setembro uma equipa de oficiais bombeiros da Berlin Fire and Rescue Academy (BFRA), da Alemanha, que se deslocou a Sintra para realizar formação no Centro de Simulação e Realidade Virtual (CSRV). A iniciativa decorreu no âmbito do programa de intercâmbio europeu “Exchange of Knowledge – European Exchange Program for staff member of city administration bodies”. 

Os oito elementos da Berliner Feuerwehr, nome pelo qual é conhecida a corporação de bombeiros berlinenses, aprenderam a utilizar os sistemas de realidade virtual no contexto da formação de bombeiros. As sessões de formação e treino realizadas no CSRV permitiram ainda aprender a organizar a tipologia de exercícios e conhecer a metodologia pedagógica utilizada pela ENB.

Na quinta-feira, dia 27 de outubro, os elementos da Direção da ENB procederam à entrega de lembranças à equipa alemã. O presidente da ENB, Dr. José Ferreira, manifestou a sua satisfação e apreço pelo intercâmbio realizado ao longo de quatro dias e entregou uma medalha da ENB à equipa alemã, acompanhado pelos restantes elementos da Direcção, Engª Susana Silva e Dr. Vitor Reis. Já os Bombeiros de Berlim ofereceram à ENB um capacete de proteção muitas vezes utilizado na Alemanha em operações de socorro. 

Para o comandante Peter Wagner, a deslocação a Sintra foi uma “experiência muito boa” que permitiu aos bombeiros alemães “encontrar formadores muito qualificados que nos mostraram as novas tecnologias de simulação, de modo a melhorar o nosso treino e a liderança nas brigadas”. O responsável mostrou-se muito agradecido à ENB e manifestou toda a sua disponibilidade para dar continuidade a esta cooperação com os bombeiros portugueses.  

Na sequência deste programa de intercâmbio europeu, no início de 2019 será a vez de uma equipa de formadores da ENB, com um número de elementos semelhante, ser recebida pela Berlin Fire and Rescue Academy, na capital alemã. E assim dar continuidade a esta troca de conhecimentos e experiências, tendo em vista a melhoria e o aperfeiçoamento das técnicas em operações de socorro, nomeadamente, na área de matérias perigosas.

Bombeiros de Berlim recebem formação na ENB em Sintra
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#alemanha #berlim #intercâmbio
jQuery Cookie Disclaimer Bar