Bombeiros de Portugal e Espanha participam em jornadas técnicas no Porto
2018-10-29 17:11:59

Quase uma centena e meia de bombeiros portugueses e espanhóis reuniram-se no Porto para participar nas Jornadas Técnicas “Gestão de Operações de Socorro em Túneis”, que se realizaram nos dias 25 e 26 de outubro, no Auditório do Museu Soares dos Reis. Para além de painéis com oradores de ambos os países, a iniciativa incluiu a realização de simulações em contexto de realidade virtual, workshops de resolução de casos práticos e a visita às instalações de uma fábrica. 

A organização esteve a cargo da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) e da Asociación Profesional de Técnicos de Bomberos (APTB) de Espanha, com o apoio logístico do Batalhão de Bombeiros Sapadores do Porto.

Na sessão de abertura participou o presidente da ENB, Dr. José Ferreira, a vereadora da Câmara Municipal do Porto, Dr.ª Cristina Pimentel, a representante do Museu Soares dos Reis, Dr.ª Fátima Macedo, o comandante do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, major Carlos Marques, o representante da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o 2º CODIS do Porto, Eng. Albano Teixeira, o representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, o comandante José Morais e o presidente da APTB, Inácio Urquizo. 

As jornadas começaram com um minuto de silêncio pelo bombeiro falecido recentemente durante as graves inundações em Málaga, Espanha. Quase cem bombeiros de inúmeras corporações portuguesas e mais de trinta bombeiros oriundos da Galiza, País Basco, Cantábria, Estremadura, Andaluzia, Castela e Leão, Astúrias, Málaga e Catalunha, juntaram-se para aprofundar conhecimentos e trocar experiências no domínio das operações de socorro em túneis rodoviários e ferroviários. 

No primeiro dia de jornadas intervieram como oradores Christian Pérez Jiménez, da Atkins Global, Ignacio Urquizo, dos Bombeiros de Bilbao, Hectro Mons e Miguel Carriles, dos Bombeiros de Cantábria e Aurelio Rojo, da APICI. O segundo dia teve como oradores os formador da ENB, Pedro Cunha, Iban Novo, dos Bombeiros de Barcelona, o presidente da ENB, Dr. José Ferreira, e Carlos Castro, dos Bombeiros de Naron.

Os participantes tiveram ainda oportunidade de realizar no local do evento exercícios de formação em simuladores virtuais instalados pela ENB. As jornadas incluíram uma visita à fábrica Jacinto, que produz veículos de combate a incêndios, uma boa parte destinada à exportação. No decurso da visita às instalações fabris, realizaram-se diversos workshops nos quais os participantes puderam observar a resolução de casos práticos de intervenções em túneis.  

Segundo o presidente da ENB, este evento representou o início de uma parceria com a APTB, que se espera profícua para ambas as partes. O responsável da Direção relembrou ainda que uma das missões da ENB é organizar seminários anuais dedicados a temáticas importantes para a formação de bombeiros. As jornadas terminaram com a entrega a todos os presentes de um certificado de participação.

Bombeiros de Portugal e Espanha participam em jornadas técnicas no Porto
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ ARTIGOS RELACIONADOS

Jornadas Técnicas no Porto abordam a Gestão de Operações de Socorro em Túneis

partilha-google+ TAGS
#jornadastecnicas #parcerias #Porto #tuneis
jQuery Cookie Disclaimer Bar