Parcerias
Entidades do Ensino Superior

ISCIA - Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (Aveiro)

Mestrado em Gestão de Emergência e Socorro

  • O mestrado aborda todas as áreas do conhecimento relevantes para uma gestão integrada do risco, ficando o estudante apto a identificar medidas de mitigação dos diferentes tipos de riscos, a utilizar as principais ferramentas e áreas do conhecimento de apoio aos processos de tomada de decisão, a identificar, testar e utilizar os instrumentos de planeamento mais adequados, a envolver a população no processo de gestão do risco e a gerir operações de proteção civil de forma articulada.
  • O mestrado vai permitir o desenvolvimento de competências ao nível da gestão do risco (em todas as suas componentes), do planeamento (instrumentos de planeamento e avaliação dos mesmos), da comunicação do risco e da coordenação de operações de proteção civil (ao nível da logística, da capacidade de decisão, do uso de ferramentas de apoio à decisão, de conhecimentos técnicos especializados na área da gestão das diferentes tipologias de ocorrências de proteção civil).

 

Instituto Politécnico de Tomar (IPT)

Pós-Graduação em Proteção Civil

  • Esta Pós-Graduação pretende potenciar, consolidar e atualizar conhecimentos no domínio da Proteção Civil, que permitam a sua aplicação no levantamento, previsão, avaliação e prevenção dos riscos, análise das vulnerabilidades, informação e formação das populações, planeamento de soluções de emergência, de forma a articular, interpretar e avaliar diferentes soluções alternativas.
  • A formação foi desenhada com base nos princípios orientadores constantes na Lei de Bases da Proteção Civil, designadamente prevenir no território municipal os riscos coletivos e a ocorrência de acidentes graves ou catástrofes deles resultantes.
  • As unidades curriculares ministradas pela Escola Nacional de Bombeiros serão certificadas pela mesma.
    Mais informações

 

Instituto Politécnico de Tomar (IPT)

Pós-Graduação em Território e Proteção Civil

  • A Pós-graduação pretende potenciar e consolidar conhecimentos transversais considerados essenciais para a área Proteção Civil, valorizando a aquisição de formação interdisciplinar e de competências específicas, designadamente nos domínios da técnicas e tecnologias de levantamento de campo, de gabinete e operações de intervenção prática no espaço rural.
  • O curso realiza-se em Mação, em regime de b-learning. Os candidatos devem ter formação secundária nível 3, nível 4. ou o Curso Técnico Superior Profissional de Segurança e Proteção Civil (cTeSP) nível 5.
  • Mais informações

 

Universidade Lusófona (Lisboa)

Pós-Graduação em Gestão e Direção na Proteção Civil

  • O Curso de Pós-Graduação em Gestão e Direção na Proteção Civil foi desenhado para quem exerce funções de Comando e Estado-Maior no contexto da Proteção Civil, ou que pretenda desenvolver e/ou atualizar conhecimentos na área da Proteção Civil. A Pós-Graduação é dirigida a indivíduos com funções, responsabilidades ou interesse na área da Proteção Civil.
  • A Pós-Graduação visa desenvolver a "arte" de Comando e Direção e adquirir conhecimentos avançados para exercer funções no contexto da Proteção Civil. A Proteção Civil é a atividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e Autarquias Locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas, com a finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos, proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.
  • Mais informações

 

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real)
Pós-graduação em Gestão de Fogos Rurais

  • A Pós-graduação em Gestão de Fogos Rurais é um programa conjunto desenvolvido pela UTAD e pela Escola Nacional de Bombeiros, que desenvolverá unidades com componente operacional e acompanhará o perfil que se deseja obter com os formados neste programa.
  • A Pós-graduação em Gestão de Fogos Rurais visa responder à necessidade de formação avançada na capacitação e domínio de ferramentas no âmbito da gestão do fogo, com ênfase nas várias determinantes e implicações do comportamento do fogo e na aquisição de conhecimento em ferramentas de ajuda à decisão que tornem mais eficiente a cadeia da gestão do fogo, do planeamento à recuperação.
  • Mais informações

 

ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências

Pós-Graduação para Coordenadores Municipais de Proteção Civil

  • A Pós-Graduação pretende disponibilizar uma formação base a todos os atuais e futuros Coordenadores Municipais de Proteção Civil (CMPC), no âmbito da Portaria n.º 354/2019, de 7 de outubro, que procede à definição dos conteúdos curriculares da formação dos trabalhadores integrados nos Serviços Municipais de Proteção Civil. É ministrada em regime b-learning (a distância e presencial), no Centro de Formação de Sintra da Escola Nacional de Bombeiros.
  • O objetivo é garantir que todos os CMPC detenham as competências e conhecimentos de coordenação operacional municipal de proteção civil, que lhes permitam desenvolver as atividades inerentes às funções do coordenador, nomeadamente, a prevenção de riscos coletivos relacionados com situações de acidente grave ou catástrofe, assim como a participação no planeamento de atividades de mitigação dos seus efeitos, num contexto de proteção, socorro e assistência às pessoas e bens em risco, ao nível autárquico, nomeadamente ao nível do Planeamento e do apoio à Gestão da Emergência.
  • Mais informações

 

ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências

Licenciatura em Engenharia de Proteção Civil

  • Esta licenciatura pretende dotar os formandos de conhecimentos multidisciplinares que os habilitem a intervir de forma adequada nas diferentes solicitações em matéria de segurança na proteção civil, tanto ao nível do planeamento e prevenção, como ao nível da gestão do socorro e limitação de danos e riscos, como ainda ao nível do processo de recuperação, através do domínio das tecnologias específicas.
  • Os funcionários da ANEPC, da ENB e bombeiros credenciados pela LBP usufruem de um desconto de 10%. 
  • Mais informações

 

Atlântica - Instituto Universitário (Oeiras) 

Licenciatura em Gestão da Segurança, Emergência e Proteção Civil

  • Esta licenciatura procura formar alunos altamente qualificados em Emergência, Gestão da Segurança e Proteção Civil, através de um programa educacional que cultiva a excelência universitária, de investigação e interação com a envolvente.
  • Visa conferir aos alunos capacidade, para em matérias de segurança coletiva, identificar, caracterizar e avaliar riscos; planear ações de emergência; elaborar e organizar exercícios de Proteção Civil; efetuar a gestão de operações em situação de emergência; intervir em situações que requerem um conhecimento altamente especializado, intersectorial e pluridisciplinar.
  • Mais informações

 

ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências e ISCIA - Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (Aveiro)

Curso Técnico Superior Profissional em Proteção Civil e Socorro

  • É uma formação ajustada e diferenciadora, construída em articulação e com o apoio pedagógico da Escola Nacional de Bombeiros, dispondo de uma equipa docente altamente especializada com vasta experiência profissional nas áreas que lecionam.
  • O curso visa preparar um técnico profissional altamente qualificado que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, possa assumir funções específicas no âmbito da gestão de ocorrências, do planeamento de operações de Proteção Civil, da elaboração de planos de emergências, de avaliação e monitorização de riscos, da execução de exercícios de Proteção Civil, da realização de vistorias de SCIE, da gestão das comunicações de emergência e do desenvolvimento de ações de informação e/ou sensibilização da população.

 

ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra

Curso Técnico Superior Profissional em Defesa da Floresta

  • Os objetivos gerais do curso são conceber e realizar o planeamento operacional e executar ações concretas no domínio da Defesa da Floresta, relacionadas com a prevenção, o combate e a mitigação de danos causados nos ecossistemas florestais e afins, por agentes bióticos e abióticos.

  • As atividades a desenvolver no decurso da formação passam por conceber, gerir e executar operações de silvicultura para a prevenção de agentes bióticos e abióticos; coordenar e executar ações de fogo técnico, ao abrigo do Despacho n.º 7511/2014; conceber, gerir e executar operações de manutenção de infra – estruturas de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI); gerir os diferentes instrumentos de comunicação normalmente associados à deteção e ao alerta de novos focos de incêndio; gerir as fontes de informação cartográfica/geográfica integrando os dados dos levantamentos para a produção da respetiva cartografia; entre outras.

  • Mais informações

 

Instituto Politécnico de Tomar (IPT)

Curso Técnico Superior Profissional de Segurança e Proteção Civil

  • O curso procura qualificar os formandos para prestar apoio à liderança em situações de emergência, de prevenção (elaboração de estudos de impactes ambientais e de projetos de gestão florestal, ambiental e do território) e de avaliação de riscos que permitem desenvolver atividades de segurança, de proteção e de socorro, para a articulação e implementação de planos estratégicos de ação no âmbito do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS).
  • As atividades a desenvolver passam por elaborar planos estratégicos de ação de resposta a uma emergência; articular atividades de proteção civil no âmbito do SIOPS; participar em atividades operacionais de segurança, de proteção e de socorro em cenários de emergência; gerir a mobilização de recursos materiais, humanos e técnicos para um determinado cenário de intervenção; coordenar a identificação e a caracterização de riscos naturais, tecnológicos e mistos; assessorar a elaboração de projetos de gestão florestal, ambiental e do território; planear e elaborar estudos de impactes ambientais; gerir equipas de interpretação e de elaboração de cartografia de risco.
  • Mais informações

 

OUTRAS PARCERIAS

 

ADAI - Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial 

  • É no Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais - infraestrutura criada pela ADAI, com o apoio da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal da Lousã, – que são ministradas as componentes laboratoriais do curso de “Segurança e Comportamento do Incêndio Florestal” e da formação de “Incêndios Florestais – Formador”.

 

IDES - Instituto de Direito e Segurança da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

 

FOR-MAR , Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar

  • O FOR-MAR tem como principal atribuição a promoção de atividades de formação profissional para a valorização dos recursos humanos dos setores ligados às atividades marítimas. Encontra-se implantado ao longo da costa continental Portuguesa ministrando formação, com carácter permanente, em doze polos de formação.

 

CFMTFA - Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea

  • Ao CFMTFA compete ministrar a formação militar, humanística, técnica e científica do pessoal da Força Aérea, cujo âmbito não seja coberto pelos outros órgãos de ensino da Força Aérea.

Entidades do Ensino Secundário
Parcerias Internacionais
imagem-noticia
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#GES #ISCIA #ISEC #parcerias #protocolos
jQuery Cookie Disclaimer Bar