Formandos da ENB monitorizados pelo projeto ActionSafe
2022-11-16 09:44:34

O Centro de Formação Especializado em Incêndios Florestais (CFEIF) da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), na Lousã, participou num estudo realizado no âmbito do projeto de investigação ActionSAFE - Sistema de monitorização fisiológica do tipo “wearable”, que visa monitorizar o estado geral de saúde dos bombeiros. O projeto é promovido pelo INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, da Universidade do Porto.

O objetivo do ActionSAFE é desenvolver sensores que possam ser transportados pelos bombeiros durante a sua ação na frente de fogo. Estes sensores servirão para monitorizar a temperatura interna e outras variáveis fisiológicas, como o ritmo cardíaco, atividade física e frequência respiratória, para depois inferir o grau de fadiga, explica a coordenadora do CFEIF, Engª Verónica Catarino. 

Face à dificuldade de realizar este estudo em tempo real e no contexto de um incêndio florestal, o INEGI solicitou apoio à ENB, que por sua vez envolveu no estudo a participação de 13 formandos da formação em Operacional de Queima.

Assim, nos dias 21 de outubro e de 1 a 4 de novembro, durante a Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) Fogo Controlado – apoio, os formandos foram sujeitos a monitorizações fisiológicas com equipamentos individuais para medir o nível de exposição ao monóxido de carbono e validação do protótipo do sistema já estruturado. 

O projeto ActionSafe é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tendo entrado em vigor a janeiro de 2020, com final previsto para dezembro de 2022.  

 

 

Sítio do INEGI: http://www.inegi.pt/pt/  

Formandos da ENB monitorizados pelo projeto ActionSafe
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#incêndiosrurais #inovação
jQuery Cookie Disclaimer Bar