Centro de Simulação e Realidade Virtual assinala 8º aniversário
2023-03-31 10:34:37

O Centro de Simulação e Realidade Virtual (CSRV) da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), instalado no Centro de Formação de Sintra, comemora hoje, dia 31 de março, oito anos de atividade ao serviço da formação dos bombeiros portugueses e demais agentes da proteção civil, incluindo alunos de licenciaturas desenvolvidas em parceria com instituições de ensino superior.   

Ao longo de 2022, a componente prática dos seis tipos de ações de formação ministradas na área da gestão de operações, envolveu um total de 650 formandos, em 206 dias de atividade, ou seja, 82% dos dias úteis do ano com ocupação. 

O recurso à tecnologia de realidade virtual envolveu também os alunos de licenciaturas na área da proteção civil, ministrados em parceria com a Universidade Atlântica, o Instituto Superior de Ciência da Informação e da Administração e o Instituto Superior de Educação e Ciências. 
Durante o ano, o CSRV participou ativamente em projetos e exercícios de âmbito nacional e europeu, nomeadamente, no Exercício ModEx TTX na Croácia, no Curso de Resposta a Emergências - Dutygroup – Brasil, no Projeto Fire-In, no teste e preparação do uso do hardware e software FLAIM e no início do projeto "Posto de Comando do Futuro". 

Os meios técnicos do CSRV foram ainda utilizados na conceção e desenvolvimento de exercícios, cenários e outras ferramentas de apoio à formação, e também mobilizados para o exterior das instalações da ENB, sobretudo em deslocações à Região Autónoma da Madeira.

Dado tratar-se de uma infraestrutura de referência nacional e internacional na área da formação profissional, recebeu inúmeras entidades portuguesas e estrangeiras, destacando-se a visita do Ministro da Administração Interna, Dr. José Luís Carneiro, e da Secretária de Estado da Proteção Civil, Dr.ª Patrícia Gaspar. 

Os visitantes provenientes ainda de Países de Língua Oficial Portuguesa e da Escola do Serviço de Bombeiros da República Checa, tiveram ainda oportunidade de assistir a demonstrações do sistema de realidade virtual e da metodologia ali aplicada.

Centro de Simulação e Realidade Virtual assinala 8º aniversário
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ ARTIGOS RELACIONADOS

Bombeiros vão ter um Centro de Simulação e Realidade Virtual

partilha-google+ TAGS
#aniversário #CSRV
jQuery Cookie Disclaimer Bar