ENB alarga Programa de DAE aos três centros de formação
2023-04-03 10:10:46

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) alargou recentemente o seu Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) aos centros de formação de Sintra, Lousã e São João da Madeira. O programa licenciado pelo INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica procura garantir aos formandos, colaboradores e visitantes dos espaços formativos melhores condições de segurança em situações de paragem cardiorrespiratória.  

Os centros de formação da ENB passam agora a estar equipados com seis equipamentos de DAE para fazer face a uma situação de emergência. O programa de DAE da ENB já existe desde 2016, no entanto, apenas abrangia o Campo de Treinos de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais (IUI), em Sintra. O novo programa foi licenciado a 17 fevereiro 2023, em cumprimento do Decreto-lei 188/2009 e do Decreto-lei 184/2012, sob a responsabilidade médica do Dr. Jorge Nunes. 

No decurso da sua implementação, realizaram-se quatro ações de formação nos três centros de formação em SBV/DAE, frequentadas por 24 colaboradores que passaram a integrar a bolsa de operacionais de DAE (OPDAE) da ENB, estando ainda registados na Plataforma do Sistema de Acreditação do INEM. 

“Um DAE é muito útil e bastante benéfico, quando utilizado de forma precoce”, refere o formador Tiago Nobre, do Centro de Serviços para Instituições e Empresas (CSIE) da ENB, que conduziu a implementação do programa.  

Após a autorização e licenciamento pelo INEM, foram instalados três aparelhos e respetiva sinalética no Centro de Formação de Sintra, um no Centro de Formação da Lousã e outro no Centro de Formação de São João da Madeira, com o apoio do Setor de Manutenção e Infraestruturas. 

 

ENB alarga Programa de DAE aos três centros de formação
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#emergência #saúde #segurança
jQuery Cookie Disclaimer Bar