FIRE-RES sensibiliza bombeiros para equipamentos com sensores
2024-01-12 09:14:58

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) e o INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência promoveram uma sessão de esclarecimento, no âmbito do projeto europeu FIRE-RES, integrada em Ações de Inovação do projeto, sobre o “Sistema Wearable para teste em fogo controlado, tendo em vista a preparação das práticas para cumprimento do requisito “Demonstração de campo para apresentação de fogo prescrito como uma ferramenta eficiente e segura”, que serão realizadas em 20 hectares em áreas da Rede Natura 2000 na Serra da Lousã, relativa às Ações de Inovação IA1.4 e IA5.7 a implementar no Laboratório Vivo (Living Lab) da Lousã. A iniciativa decorreu no Centro de Formação Especializado em Incêndios Florestais (CFEIF) da ENB, na Lousã, no dia 10 de janeiro, tendo sido coordenada pela Eng. Verónica Catarino. 

A sessão de esclarecimento dirigida a Corpos de Bombeiros, à Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), bem como a representantes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas - ICNF,I.P. e de outras entidades locais, incidiu sobre o desenvolvimento de sensores para equipamentos de proteção, previsto no âmbito do FIRE-RES.  

A ação contou com o apoio do ForestWISE CoLab, enquanto líder do Living Lab português da Lousã, e procurou preparar os participantes para os testes dos sensores que serão utilizados durante ações de fogo controlado a realizar em breve.

O projeto FIRE-RES – que significa “Tecnologias inovadoras e soluções socio-ecológicas e económicas para territórios resilientes ao fogo na Europa” – vigora desde dezembro de 2021 até final de 2025. O objetivo é tornar a Europa resiliente face a eventos extremos de incêndios florestais, desenvolvendo um conjunto de ações inovadoras.

 

Sítio do projeto FIRE-RES: https://fire-res.eu/  

FIRE-RES sensibiliza bombeiros para equipamentos com sensores
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#FIRE-RES
jQuery Cookie Disclaimer Bar