Projeto Europeu FIRE-RES realiza fogo controlado na Serra da Lousã
2024-03-22 09:02:31

O Centro de Formação Especializado em Incêndios Florestais (CFEIF) da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), localizado na Lousã, realizou uma ação Fogo Controlado na Serra da Lousã, no dia 19 de março, no âmbito do projeto europeu FIRE-RES. A ação coordenada pela responsável do CFEIF, Eng.ª Verónica Catarino, contou com a colaboração e participação de inúmeras entidades públicas e privadas.

A iniciativa integrada no FIRE-RES (IA 1.4 Fogo controlado) decorreu no Alto do Trevim tendo sido executada a redução de combustível em 4,51 hectares. A preparação prévia das parcelas teve o apoio do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P..

A realização da ação contou com a colaboração da Associação Florestal do Concelho de Góis, dos Municípios de Góis e da Lousã, dos Bombeiros Municipais da Lousã, dos Bombeiros Voluntários de Góis e de Vila Nova de Poiares e da FEPC - Força Especial de Proteção Civil. Contou ainda com a presença de diversos bombeiros voluntários de diversas partes do país, incluindo Operacionais de Queima, sendo um dos objetivos desta ação defender um ponto estratégico de infraestruturas existentes de antenas de comunicações.

Estiveram ainda representados o CoLAB ForestWISE enquanto responsável pelo Living Lab da Lousã, no âmbito deste projeto europeu, e o INESTEC com o objetivo de testar sensores durante a ação.

O projeto FIRE-RES – que significa “Tecnologias inovadoras e soluções socio-ecológicas e económicas para territórios resilientes ao fogo na Europa” – vigora desde dezembro de 2021 até final de 2025. O objetivo é tornar a Europa resiliente face a eventos extremos de incêndios florestais, desenvolvendo um conjunto de ações inovadoras.

Projeto Europeu FIRE-RES realiza fogo controlado na Serra da Lousã
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#FIRE-RES #incêndiosrurais
jQuery Cookie Disclaimer Bar