ENB assina protocolo para constituir Curso Profissional de Bombeiro em Guimarães
2024-03-26 12:07:07

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB), a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães (AHBVG) e o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda (AEFH) assinaram, no dia 24 de março, um protocolo de cooperação para a constituição do Curso Profissional de Bombeiro (Nível 4) no concelho de Guimarães. 

A parceria foi firmada entre o Presidente da Direção da ENB, Dr. Vitor Reis, o Presidente da AHBVG, Dr. João Castro, e a Diretora do AEFH, Dr.ª Rosalina Pinheiro, no âmbito da cerimónia de celebração do 147º aniversário da AHBVG, no quartel do Corpo de Bombeiros, e na qual participaram o Ministro da Administração Interna, Dr. José Luís Carneiro, o Presidente do Município de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, e o Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Brigadeiro-General José Duarte da Costa. 

O protocolo visa reforçar a atratividade das formações de nível secundário de dupla certificação em domínios de especialização que requerem mão-de-obra qualificada, como é caso do setor dos bombeiros, e modernizar a oferta formativa aumentando simultaneamente o número de jovens formandos diplomados. 

O curso funcionará alternadamente nas instalações do Agrupamento de Escolas e no quartel do Corpo de Bombeiros, procurando assim contribuir para a qualificação profissional de jovens formandos, para a sua empregabilidade e prosseguimento de estudos. 

O AEFH assumirá a gestão escolar do curso, promovendo a sua implementação e produzindo materiais de divulgação e comunicação, disponibilizando também recursos relacionados com espaços, equipamentos, serviços de âmbito educativo e formativo. 

A AHBVG, através do Corpo de Bombeiros, assumirá a formação técnica do curso, de acordo com os requisitos de qualificação exigidos pela ENB, e as UFCD necessárias à qualificação técnica e profissional requeridas à certificação e empregabilidade dos jovens que concluem a formação com sucesso. 

No âmbito do protocolo estabelecido, caberá à ENB o apoio técnico-pedagógico, acompanhamento e monitorização do curso, bem como o reconhecimento das UFCD que fazem parte da formação de ingresso na carreira de bombeiro voluntário, o que permite aos alunos integrar um corpo de bombeiros, caso assim o pretendam.

 

Imagem: Leonardo Pereira/Mais Guimarães 

ENB assina protocolo para constituir Curso Profissional de Bombeiro em Guimarães
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#cooperação #protocolo
jQuery Cookie Disclaimer Bar