Direção da ENB
Triénio 2024 - 2027

Atribuições:
- Relações Institucionais e Representação
- Comunicação Interna e Externa
- Direção de Recursos Humanos e Financeiros
- Jurídico e Canal de Denúncias
- Academia de Bombeiros (ensino superior)

Atribuições:
- Divisão de Formação
- Corpo de Formadores
- Direção de Património, Infraestruturas e Recursos Materiais e Tecnológicos
- Divisão de Formação a Instituições e Empresas

Atribuições:
- Divisão Pedagógica
- Formação, novas soluções, definição e todo o processo de criação, em tudo o que a isso diga respeito, das novas áreas de formação, nomeadamente: Veículos aéreos não tripulados; Salvamento aquático; Salvamento em grande ângulo e outros que se definam e não integrem, o quadro normal da formação em curso
- Curso Profissional de Bombeiro(a) - Nível 4 e Centros Qualifica
- Centro de Formação de Sintra (CFS), de São João da Madeira (CFEIE), da Lousã (CFEIR) e Unidades Locais de Formação (ULF)
- Projetos e Internacionalização
- Auditorias, RGPD e Qualidade
Órgãos Sociais da ENB
Triénio 2024 - 2027
Presidente | Eng.ª Fermelinda de Jesus Pombo Carvalho |
Vogal | Dr.ª Olga Maria Macedo Calixto Morais |
Vogal | Comandante Pedro Magrinho |
MISSÃO, CULTURA E VALORES DA ENB
MISSÃO
A ENB tem como objetivo formar, simultaneamente bombeiros e cidadãos capazes de responder eficazmente, nas vertentes técnica e humanista, aos riscos emergentes da sociedade atual.
Compete-lhe nomeadamente:
- Formação dos bombeiros e demais agentes de proteção civil;
- Certificação da formação de bombeiros em Portugal;
- Formação dos cidadãos na vertente de autoproteção;
- Elaboração de estudos, promoção de investigação aplicada e prestação de serviços;
- Edição de suportes informativos e formativos.
CULTURA E VALORES
A Escola Nacional de Bombeiros afirma-se como entidade formadora dos bombeiros, na medida em que é a autoridade pedagógica da formação de bombeiros, designadamente através da:
- Dinamização do ensino/aprendizagem em articulação com os corpos de bombeiros;
- Valorização de práticas educativas e de investigação aplicada;
- Formação de profissionais qualificados para prestação de serviços de qualidade à comunidade;
- Relação dinâmica com o meio envolvente; Cooperação com entidades nacionais e estrangeiras em atividades de interesse comum;
- Promoção do ensino e da aprendizagem.