ENTIDADES DO ENSINO SUPERIOR
ISCIA - Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (Averio)
- O mestrado aborda todas as áreas do conhecimento relevantes para uma gestão integrada do risco, ficando o estudante apto a identificar medidas de mitigação dos diferentes tipos de riscos, a utilizar as principais ferramentas e áreas do conhecimento de apoio aos processos de tomada de decisão, a identificar, testar e utilizar os instrumentos de planeamento mais adequados, a envolver a população no processo de gestão do risco e a gerir operações de proteção civil de forma articulada.
- O mestrado vai permitir o desenvolvimento de competências ao nível da gestão do risco (em todas as suas componentes), do planeamento (instrumentos de planeamento e avaliação dos mesmos), da comunicação do risco e da coordenação de operações de proteção civil (ao nível da logística, da capacidade de decisão, do uso de ferramentas de apoio à decisão, de conhecimentos técnicos especializados na área da gestão das diferentes tipologias de ocorrências de proteção civil).
IPT - Instituto Politécnico de Tomar
- Esta Pós-Graduação pretende potenciar, consolidar e atualizar conhecimentos no domínio da Proteção Civil, que permitam a sua aplicação no levantamento, previsão, avaliação e prevenção dos riscos, análise das vulnerabilidades, informação e formação das populações, planeamento de soluções de emergência, de forma a articular, interpretar e avaliar diferentes soluções alternativas.
- A formação foi desenhada com base nos princípios orientadores constantes na Lei de Bases da Proteção Civil, designadamente prevenir no território municipal os riscos coletivos e a ocorrência de acidentes graves ou catástrofes deles resultantes.
- As unidades curriculares ministradas pela Escola Nacional de Bombeiros serão certificadas pela mesma.
IPT - Instituto Politécnico de Tomar
- A Pós-graduação pretende potenciar e consolidar conhecimentos transversais considerados essenciais para a área Proteção Civil, valorizando a aquisição de formação interdisciplinar e de competências específicas, designadamente nos domínios da técnicas e tecnologias de levantamento de campo, de gabinete e operações de intervenção prática no espaço rural.
- O curso realiza-se em Mação, em regime de b-learning. Os candidatos devem ter formação secundária nível 3, nível 4. ou o Curso Técnico Superior Profissional de Segurança e Proteção Civil (cTeSP) nível 5.
Universidade Lusófona (Lisboa)
- O Curso de Pós-Graduação em Gestão e Direção na Proteção Civil foi desenhado para quem exerce funções de Comando e Estado-Maior no contexto da Proteção Civil, ou que pretenda desenvolver e/ou atualizar conhecimentos na área da Proteção Civil. A Pós-Graduação é dirigida a indivíduos com funções, responsabilidades ou interesse na área da Proteção Civil.
- A Pós-Graduação visa desenvolver a "arte" de Comando e Direção e adquirir conhecimentos avançados para exercer funções no contexto da Proteção Civil. A Proteção Civil é a atividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e Autarquias Locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas, com a finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos, proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real)
- A Pós-graduação em Gestão de Fogos Rurais é um programa conjunto desenvolvido pela UTAD e pela Escola Nacional de Bombeiros, que desenvolverá unidades com componente operacional e acompanhará o perfil que se deseja obter com os formados neste programa.
- A Pós-graduação em Gestão de Fogos Rurais visa responder à necessidade de formação avançada na capacitação e domínio de ferramentas no âmbito da gestão do fogo, com ênfase nas várias determinantes e implicações do comportamento do fogo e na aquisição de conhecimento em ferramentas de ajuda à decisão que tornem mais eficiente a cadeia da gestão do fogo, do planeamento à recuperação.
ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências
- A Pós-Graduação pretende disponibilizar uma formação base a todos os atuais e futuros Coordenadores Municipais de Proteção Civil (CMPC), no âmbito da Portaria n.º 354/2019, de 7 de outubro, que procede à definição dos conteúdos curriculares da formação dos trabalhadores integrados nos Serviços Municipais de Proteção Civil. É ministrada em regime b-learning (a distância e presencial), no Centro de Formação de Sintra da Escola Nacional de Bombeiros.
- O objetivo é garantir que todos os CMPC detenham as competências e conhecimentos de coordenação operacional municipal de proteção civil, que lhes permitam desenvolver as atividades inerentes às funções do coordenador, nomeadamente, a prevenção de riscos coletivos relacionados com situações de acidente grave ou catástrofe, assim como a participação no planeamento de atividades de mitigação dos seus efeitos, num contexto de proteção, socorro e assistência às pessoas e bens em risco, ao nível autárquico, nomeadamente ao nível do Planeamento e do apoio à Gestão da Emergência.
ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências
- Esta licenciatura pretende dotar os formandos de conhecimentos multidisciplinares que os habilitem a intervir de forma adequada nas diferentes solicitações em matéria de segurança na proteção civil, tanto ao nível do planeamento e prevenção, como ao nível da gestão do socorro e limitação de danos e riscos, como ainda ao nível do processo de recuperação, através do domínio das tecnologias específicas.
- Os funcionários da ANEPC, da ENB e bombeiros credenciados pela LBP usufruem de um desconto de 10%.
Atlântica - Instituto Universitário (Oeiras)
- Esta licenciatura procura formar alunos altamente qualificados em Emergência, Gestão da Segurança e Proteção Civil, através de um programa educacional que cultiva a excelência universitária, de investigação e interação com a envolvente.
- Visa conferir aos alunos capacidade, para em matérias de segurança coletiva, identificar, caracterizar e avaliar riscos; planear ações de emergência; elaborar e organizar exercícios de Proteção Civil; efetuar a gestão de operações em situação de emergência; intervir em situações que requerem um conhecimento altamente especializado, intersectorial e pluridisciplinar.
ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências
- É uma formação ajustada e diferenciadora, construída em articulação e com o apoio pedagógico da Escola Nacional de Bombeiros, dispondo de uma equipa docente altamente especializada com vasta experiência profissional nas áreas que lecionam.
- O curso visa preparar um técnico profissional altamente qualificado que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, possa assumir funções específicas no âmbito da gestão de ocorrências, do planeamento de operações de Proteção Civil, da elaboração de planos de emergências, de avaliação e monitorização de riscos, da execução de exercícios de Proteção Civil, da realização de vistorias de SCIE, da gestão das comunicações de emergência e do desenvolvimento de ações de informação e/ou sensibilização da população.
ISCIA - Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (Aveiro)
- É uma formação ajustada e diferenciadora, construída em articulação e com o apoio pedagógico da Escola Nacional de Bombeiros, dispondo de uma equipa docente altamente especializada com vasta experiência profissional nas áreas que lecionam.
- O curso visa preparar um técnico profissional altamente qualificado que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, possa assumir funções específicas no âmbito da gestão de ocorrências, do planeamento de operações de Proteção Civil, da elaboração de planos de emergências, de avaliação e monitorização de riscos, da execução de exercícios de Proteção Civil, da realização de vistorias de SCIE, da gestão das comunicações de emergência e do desenvolvimento de ações de informação e/ou sensibilização da população.
ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra
- Os objetivos gerais do curso são conceber e realizar o planeamento operacional e executar ações concretas no domínio da Defesa da Floresta, relacionadas com a prevenção, o combate e a mitigação de danos causados nos ecossistemas florestais e afins, por agentes bióticos e abióticos.
- As atividades a desenvolver no decurso da formação passam por conceber, gerir e executar operações de silvicultura para a prevenção de agentes bióticos e abióticos; coordenar e executar ações de fogo técnico, ao abrigo do Despacho n.º 7511/2014; conceber, gerir e executar operações de manutenção de infra – estruturas de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI); gerir os diferentes instrumentos de comunicação normalmente associados à deteção e ao alerta de novos focos de incêndio; gerir as fontes de informação cartográfica/geográfica integrando os dados dos levantamentos para a produção da respetiva cartografia; entre outras.
Instituto Politécnico de Tomar (IPT)
- O curso procura qualificar os formandos para prestar apoio à liderança em situações de emergência, de prevenção (elaboração de estudos de impactes ambientais e de projetos de gestão florestal, ambiental e do território) e de avaliação de riscos que permitem desenvolver atividades de segurança, de proteção e de socorro, para a articulação e implementação de planos estratégicos de ação no âmbito do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS).
- As atividades a desenvolver passam por elaborar planos estratégicos de ação de resposta a uma emergência; articular atividades de proteção civil no âmbito do SIOPS; participar em atividades operacionais de segurança, de proteção e de socorro em cenários de emergência; gerir a mobilização de recursos materiais, humanos e técnicos para um determinado cenário de intervenção; coordenar a identificação e a caracterização de riscos naturais, tecnológicos e mistos; assessorar a elaboração de projetos de gestão florestal, ambiental e do território; planear e elaborar estudos de impactes ambientais; gerir equipas de interpretação e de elaboração de cartografia de risco.
ADAI - Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial
- É no Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais - infraestrutura criada pela ADAI, com o apoio da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal da Lousã, – que são ministradas as componentes laboratoriais do curso de “Segurança e Comportamento do Incêndio Florestal” e da formação de “Incêndios Florestais – Formador”.
IDES - Instituto de Direito e Segurança da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa
FOR-MAR , Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar
- O FOR-MAR tem como principal atribuição a promoção de atividades de formação profissional para a valorização dos recursos humanos dos setores ligados às atividades marítimas. Encontra-se implantado ao longo da costa continental Portuguesa ministrando formação, com carácter permanente, em doze polos de formação.
CFMTFA - Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea
- Ao CFMTFA compete ministrar a formação militar, humanística, técnica e científica do pessoal da Força Aérea, cujo âmbito não seja coberto pelos outros órgãos de ensino da Força Aérea.
Entidades do Ensino Secundário
- Durante o curso os alunos irão adquirir conhecimentos e experiência ao nível da sensibilização e prevenção do risco de incêndio e outros acidentes, da extinção de incêndios urbanos, industriais, rurais, transportes e outros, aplicando técnicas e equipamentos específicos.
- A formação inclui ainda prestar assistência a acidentados e doentes, e também participar em ações de formação, instrução, treino, simulacros e exercícios. Este curso apresenta um currículo que abrange as áreas socioculturais, científicas e tecnológicas, com uma carga horário de cerca de 3100 horas.
Educata – AHBV Amares
https://www.educata.pt/
Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António – AHBV V.R. Santo António
https://www.aevrsa.com/
direcao@aevrsa.com
281 511 563
Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas – AHBV São Brás Alportel
https://www.aejbv.pt/web/
geral@aejbv.pt
289 840 110
Centro de Estudos de Fátima – AHBV Ourém | Fátima | Caxarias
https://www.cef.pt/
cef@cef.pt
249 539 510
Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria – AHBV Viera de Leiria
info@esec-jose-loureiro-botas.rcts.pt
244695354
Escola Secundária Inês de Castro – AHBV Coimbrões
https://esic.pt/
info@esic.pt
227 727 200
Escola Secundária de Mirandela – AHBV Mirandela
https://aemirandela.pt/
direcao@aemirandela.pt
278 201 350
Agrupamento de Escolas José Afonso – AHBV Loures
https://www.esjaloures.org/
esjaloures@esjaloures.org
21 982 71 10
Escola Profissional Raul Dória – AHBV Porto
https://rauldoria.pt/
geral@rauldoria.pt
222 074 200
Externato Dom Fuas Roupinho – AHBV Nazaré
https://edfr.pt/
geral@edfr.pt
262 561 294
Instituto Vaz Serra – AHBV Cernache de Bonjardim
https://ivs.pt/
geral@ivs.pt
274 800 060
Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha – AHBV V. N. Barquinha
https://www.escolasbarquinha.pt/site/
agrupamento@escolasbarquinha.pt
249 720 220
Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos – AHBV São Pedro de Sintra
https://www.epav.pt/epav/polo-de-sintra/
secretariacolares@epav.pt
219 290 586
Agrupamento de Escolas Vale de Ovil – AHBV Baião
https://www.agrupamento-vale-ovil.edu.pt/newoffice/
geral@valeovil.onmicrosoft.com
255542446
Escola Técnica e Profissional de Cantanhede – AHBV Cantanhede
https://www.etpc.pt/
geral@etpc.pt
231 420 344
Agrupamento de Escolas Joséfa de Óbidos – AHBV Óbidos
https://escolasdobidos.com/website/
executivo@escolasobidos.net
262 955 330
Escola Profissional de Moura – AHBV Moura
https://www.comoiprel.pt/
comoiprel@comoiprel.pt
285 200 060
Agrupamento de Escolas Manuel Laranjeira – AHBV Espinho
https://www.aemlaranjeira.pt/
sec.esmlaranjeira@mail.telepac.pt
22 733 0830
Escola Secundária José Saramago – AHBV Mafra
https://escola.esjs-mafra.net/
261 811 194
Escola Secundária Arquiteto Oliveira Ferreira – AHBV Aguda
https://www.esaof.edu.pt/
secretaria@esaof.edu.pt
227 626 240
Centros Qualifica
- Os Centros Qualifica, com os quais a Escola Nacional de Bombeiros assinou protocolos de cooperação, proporcionam aos Bombeiros e aos elementos de outros agentes de proteção civil uma resposta descentralizada ao nível da qualificação e do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), Nível IV, bem como outras ofertas de educação e formação disponíveis no âmbito da aprendizagem ao longo da vida.
- Os Centros Qualifica, Implementados no âmbito do Programa Qualifica, têm como objetivo fundamental a valorização das aprendizagens desenvolvidas ao longo da vida, o aumento e desenvolvimento de competências da população em geral através de formação qualificante.
CEFOSAP – Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional - Lisboa
https://cefosap.pt/geral@cefosap.pt
218 626 040
Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto
https://www.iefp.pt/detalheservico?id=323677
sfp.porto@iefp.pt
22 098 93 31
TRIFORMIS - Braga
https://triformistecnica.pt/
triformis@centroqualifica.gov.pt
253 414 851
ETPSICO – Escola Técnica Profissional Sicó – Avelar
https://www.etpsico.pt/
sico@etpsico.pt
236 620 509
PETRO ENSINO – Pedrogão Grande
https://www.petroensino.pt/
centroqualifica@petroensino.pt
236 149 200
Agrupamento Escolas Alcanena - Alcanena
https://alcanenaqualifica.pt/
aealcanena@centroqualifica.gov.pt
249 887 390
Instituto Vaz Serra – Cernache do Bonjardim
https://ivs.pt/ensino-profissional-69
geral@ivs.pt
274 800 060
Instituto Piaget - Macedo Cavaleiros
https://ipiaget.org/centro-qualifica-instituto-piaget-de-macedo-de-cavaleiros/
info@gaia.ipiaget.pt
227 536 620
Agrupamento Escolas Templários – Tomar
https://www.aet.pt/
aet@aetemplarios.pt
249 310 050
EPRODO – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo – Peso da Régua
https://www.epregua.pt/2022/cq-epregua/
254 320 900
Agrupamento de Escolas de Almodôvar - Almodovar
https://aealmodovar.edu.gov.pt/site/
geral@aealmodovar.org
286 660 120
Agrupamento de Escolas de Ourém - Ourém
https://qualificaourem.wixsite.com/qualifica
qualifica@aeourem.pt
249544959
Agrupamento de Escolas Júlio Dantas - Lagos
https://apgc116.wixsite.com/cq-aejd
aejuliodantas@centroqualifica.gov.pt
282 770 990
Escola Profissional Serra da Estrela - Seia
https://epse.pt/
geral@epse.pt
238 310 270
Competir – Beja
https://competir.com.pt/centros-qualifica/
competir.beja@competir.com.pt
916 601 738
Agrupamento Escolas Rafael Bordalo Pinheiro – Caldas da Rainha
https://aerbp.pt/cq/
esrbp@esrbp.pt
262 870 070
Parcerias Internacionais
- Membro da EFSCA - European Fire Service College’s Association (Associação Europeia das Escolas de Bombeiros)
- ICET - International Centre for Emergency Techniques
- The Fire Service College (Reino Unido)
- Escuela Nacional de Protección Civil (Espanha)
- ECASC - École d'Application de Sécurité Civile (França)
- ENSOSP – Ecole Nationale Supérieure des Officiers de Sapeurs-Pompiers (França)

ENB - Saber para Servir
Reconhecida como autoridade pedagógica na formação técnica dos bombeiros portugueses, é a ENB que, desde 1988, tem vindo a desenvolver as qualificações e especializações indispensáveis à missão, cada vez mais exigente, dos bombeiros e demais agentes de proteção e socorro.