
Vila Meã já tem Unidade Local de Formação da ENB
Os Bombeiros do distrito do Porto e da região, têm ao seu dispor uma nova infraestrutura formativa, na qual poderão frequentar ações de formação ministradas e certificadas pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB). O protocolo de colaboração para a constituição da Unidade Local de Formação de Vila Meã foi assinado, no dia 25 de setembro, em Vila Meã, pelo Presidente da Direção da ENB, Lídio Lopes, e pelo Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Meã, Ricardo Vieira.
A cerimónia contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Amarante, Jorge Ricardo, do Diretor Nacional de Bombeiros, Albertino Ventura e do Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes.
A assinatura deste protocolo permite concretizar o objetivo estratégico da ENB de descentralizar fisicamente as infraestruturas de formação, e ao mesmo tempo implementar um novo modelo formativo, assente no conceito das ULF, para colmatar a dispersão geográfica dos Corpos de Bombeiros e a consequente distância física dos Centros de formação da ENB.
Neste caso, os principais destinatários serão os Bombeiros do distrito do Porto e da sua região, onde a ULF ficará localizada. Desta forma, pretende-se minimizar a deslocação dos Bombeiros à ENB para obterem formação, proporcionando-lhes uma formação a ser ministrada de forma mais compatível com as suas atividades profissionais.
O protocolo tem ainda como objetivo desenvolver a atividade formativa para os Bombeiros e outros agentes de proteção civil nas áreas de formação de Incêndios Urbanos e Industriais, Incêndio Florestais, Liderança e Motivação Humana, Acidentes com Matérias Perigosas e outras que se venham a revelar essenciais, para suprir as necessidades de formação.