ENB e Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores assinam protocolo de cooperação
2016-06-28 22:00:00

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) celebraram hoje um protocolo de cooperação destinado a potenciar recursos humanos, técnicos e financeiros das duas instituições. A cerimónia realizou-se na sede da ENB, em Sintra, e contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, e do Secretário Regional da Saúde dos Açores, Luís Mendes Cabral, que homologaram o documento.

O acordo pretende reforçar a cooperação entre as duas entidades, prevendo o reconhecimento mútuo da formação ministrada no âmbito das missões atribuídas aos Corpos de Bombeiros e a possibilidade de utilização partilhada de infraestruturas e recursos pedagógicos para a formação dos bombeiros e demais agentes de proteção civil.

“Com esta aproximação estão reunidas todas as condições para o trabalho em conjunto em prol de um objetivo comum, que é a melhor formação dos bombeiros e agentes de proteção civil”, afirma o presidente da ENB, José Ferreira, que considera que “o trabalho que já se faz nos Açores é de excelente qualidade”.

Para o capitão José António Oliveira Dias, presidente do SRPCBA, trata-se do culminar de um processo desenvolvido nos últimos 3 anos. “Estou bastante orgulhoso em assinar este protocolo na presença dos dois secretários de Estado e considero que é importante estar vertido o reconhecimento mútuo da formação ministrada pelas duas instituições, de forma a que possamos fazer uma melhor organização de recursos”.

As tutelas, por seu lado, salientam que o verdadeiro trabalho começa agora. “Este protocolo não se pode cingir a esta assinatura. É importante que as instituições trabalhem para que seja posto em prática, porque tem de ser útil para os bombeiros”, afirma o Secretário Regional da Saúde dos Açores, para quem o protocolo reflete “o bom relacionamento entre o Governo da Região Autónoma dos Açores e o Governo da República”.

Segundo Luís Mendes Cabral, “haverá agora uma necessidade muito grande de partilhar as infraestruturas físicas”. “Na Região Autónoma temos vindo a desenvolver um centro de formação nesta área, que já tem as condições necessárias para fazermos boa formação. Precisamos agora da capacidade e conhecimento da ENB para transformar esse centro de forma a que possa servir ainda melhor os bombeiros dos Açores e também os continentais, que serão sempre bem-vindos”, afirma.

Jorge Gomes, Secretário de Estado da Administração Interna, corrobora a “qualidade e empenho” que viu no SRPCBA e mostra satisfação com a parceria. “Não entendíamos bem porque é que as duas escolas não estabeleciam um protocolo. Agora está feito e o importante é que passamos a ter duas escolas que fazem parte de um todo que é o país, mas com respeito pelas autonomias. E a forma de celebrar o protocolo é garantir que todos aqueles que vão receber formação nas duas instituições possam vir a prestar um melhor serviço para os cidadãos, porque é para isso que elas existem.”

ENB e Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores assinam protocolo de cooperação
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#Açores #parcerias #protocolos
jQuery Cookie Disclaimer Bar