IGNIS

O IGNIS (Initiative for Global Management of big fires through Simulation) é um projeto inovador que conta com a participação da Escola Nacional de Bombeiros (ENB). O principal objetivo é a melhoria do comando e da coordenação da resposta europeia no combate a grandes incêndios florestais, assente no desenvolvimento de cenários simulados para treino de comandantes das operações.

O projeto visa desenvolver uma ferramenta de simulação móvel e programas de formação que podem ser aplicados nos países parceiros e em toda a Europa, para treinar os bombeiros a comandar e controlar com segurança, eficiência e eficácia os grandes incêndios florestais. O projeto envolve um investimento total de 877.352,00€.

As ferramentas de simulação desenvolvidas no âmbito do IGNIS complementam os sistemas nacionais de treino já implementados nos países parceiros. Paralelamente, um conjunto de especialistas internacionais independentes conferiu uma garantia de qualidade ao projeto, através do aconselhamento dos parceiros e da avaliação dos resultados finais – a ferramenta de simulação, o programa de formação e treino, e os cenários criados.

Os parceiros do IGNIS têm também objetivos de longo prazo, para lá dos dois anos do projeto, nomeadamente, o desenvolvimento de um consórcio europeu de parceiros, bem como do Centro de Recursos de Simulação de Incêndios do IGNIS, acessível ao público através de uma plataforma web. Este consórcio continuará a desenvolver ferramentas de simulação e cenários, assegurando que este tipo de formação continuará a ser pertinente a médio e longo prazo.  

O IGNIS reúne o conhecimento e a experiência de parceiros de serviços de emergência de quatro países europeus: ENTENTE pour la forêt Méditerranéenne (EPLFM), França; Corpo Nazionale dei Vigili del Fuoco (CNVVF), Itália; Escola Nacional de Bombeiros (ENB), Portugal e Northumberland Fire and Rescue Service (NFRS), Inglaterra. O IGNIS é financiado pela Comissão Europeia através do Instrumento Financeiro de Proteção Civil, com a duração de dois anos, iniciou a 1 de janeiro de 2016 e terminou a 31 de dezembro de 2017.


Página do projeto IGNIS: https://www.ignis-project.eu/

IGNIS
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ LIGAÇÕES
Projeto IGNIS
partilha-google+ TAGS
#IGNIS
jQuery Cookie Disclaimer Bar