Equipas da AFOCELCA treinam no Centro de Simulação e Realidade Virtual da ENB
2016-07-07 11:08:50

Cerca de duas dezenas de operacionais da AFOCELCA - Agrupamento Complementar de Empresas florestais do grupo The Navigator Company e do grupo ALTRI – frequentaram esta semana duas ações de treino realizadas no Centro de Simulação e Realidade Virtual (CSRV) da Escola Nacional de Bombeiros, em Sintra.

A iniciativa destinou-se a “afinar procedimentos internos nos diversos teatros de operação, nomeadamente no ataque inicial e no ataque ampliado a incêndios florestais, bem como os procedimentos de articulação com as demais forças do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF)”, explica João Bandeirinha, um dos cinco supervisores da AFOCELCA que coordenaram o treino.

Os exercícios foram também acompanhados por outras duas dezenas de técnicos das várias empresas que compõem o agrupamento e que podem ter funções em teatros de operação. “Havia vontade de realizar cá formação desde a inauguração deste centro. Quisemos aproveitar o know-how da ENB e a mais-valia que é o CSRV, que desenvolveu cenários para treinar os procedimentos de passagem de informação e de passagem de comando”, explica este responsável.

O balanço dos dois dias de treino é muito positivo. “Foi uma experiência muito bem-sucedida, todos gostaram e houve uma aprendizagem de ambas as partes, dado que os formadores da ENB também ficaram com uma noção mais clara da nossa realidade. Acreditamos que é uma porta aberta para o desenvolvimento de ações futuras”, afirma João Bandeirinha.

A AFOCELCA foi criada em 2002 pela união de esforços entre as empresas Aliança Florestal (Grupo Portucel-Soporcel), Celbi (Stora-Enso), e Silvicaima (Caima), para apoiar o combate aos incêndios florestais nas propriedades das empresas agrupadas, em estreita coordenação e colaboração com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Atualmente, o agrupamento mantém-se com as empresas florestais do grupo The Navigator Company e do grupo ALTRI. Entre os meios próprios destinados ao combate a incêndios, incluem-se 3 helicópteros ligeiros para combate com água, 3 equipas de combate helitransportadas, 19 equipas de combate terrestre com autotanque de 3000 litros e 38 unidades de prevenção e vigilância com Kit de 600 litros de água.

Equipas da AFOCELCA treinam no Centro de Simulação e Realidade Virtual da ENB
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ LIGAÇÕES
AFOCELCA
partilha-google+ TAGS
#CIF #CSRV
jQuery Cookie Disclaimer Bar