Bombeiros participam em investigação inovadora do Projeto DECFIRE
2023-03-01 13:48:20

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra realizou uma nova investigação destinada a bombeiros, com recurso à tecnologia de simulação e realidade virtual e medição de biossinais, de 22 a 24 de fevereiro, no Centro de Formação de Sintra da Escola Nacional de Bombeiros (ENB).

A investigação decorreu no âmbito do projeto DECFIRE - "Treino da tomada de decisão crítica e gestão do stress pós-traumático em técnicos de combate a incêndios”, promovido pelo CIBIT - Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research, pelo ICNAS - Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde e o CHUC - Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. O projeto é coordenado pelo Professor Doutor Miguel Castelo-Branco do CIBIT e Faculdade de Medicina, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e conta com o apoio da ENB.  

O estudo envolveu 20 bombeiros que participaram numa avaliação neuropsicológica, seguida da realização de uma atividade em ambiente de realidade virtual, a qual permitiu a aquisição em simultâneo dos biossinais de cada um dos participantes. A atividade de realidade virtual desenvolveu-se com recurso ao equipamento de simulação da FLAIM Systems.  

Através do recurso à realidade virtual, os dados recolhidos irão permitir analisar a tomada de decisão dos bombeiros, em contexto de combate a incêndios, recorrendo a cenários imersivos. E também investigar como a exposição a eventos adversos impacta as reações fisiológicas do sistema nervoso autónomo e o seu estado emocional e comportamental.

Bombeiros participam em investigação inovadora do Projeto DECFIRE
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#DECFIRE #inovação #investigação
jQuery Cookie Disclaimer Bar