ENB participou no exercício de evacuação da aldeia da Cerdeira
2023-03-22 09:30:21

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) participou no exercício de evacuação da aldeia da Cerdeira, na Lousã, realizado no dia 15 de março, no âmbito projeto de investigação Evacuar Floresta - Decisões e Planos de Evacuação em Cenários de Incêndio Florestal. A ENB é um dos parceiros que integra este projeto que tem como objetivo principal criar um sistema de apoio à tomada de decisão, para proteção da população em risco, em caso de incêndio florestal. 

O exercício começou logo pela manhã, perante um possível cenário de a localidade ser atingida por um incêndio rural e fumo intenso, incluindo os seus habitantes e 25 turistas que se encontravam no local. 

As autoridades de segurança e socorro foram chamadas a atuar, tendo o exercício incluído a participação da GNR, da Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho, do Coordenador Municipal de Proteção Civil do Município da Lousã e dos Corpos de Bombeiros Voluntários de Serpins e Municipais da Lousã. A ENB fez-se representar pela coordenadora do Centro de Formação Especializado em Incêndios Florestais, Engª Verónica Catarino. 

Após a população se reunir no local de refúgio/ ponto de encontro, segundo as indicações do oficial de segurança, foi efetuada a evacuação para um local seguro, tendo o exercício terminado na Pousada da Juventude da Lousã, às 13h00.

O projeto Evacuar Floresta é promovido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), pelo SERQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta e pela ENB, sendo financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

 

Projeto Evacuar Floresta: https://evacuarfloresta.enb.pt/  

ENB participou no exercício de evacuação da aldeia da Cerdeira
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#exercício #incêndiosrurais
jQuery Cookie Disclaimer Bar