Primeiros socorros para agentes da PSP - Escola Nacional de Bombeiros
Primeiros socorros para agentes da PSP
2014-12-08 00:10:29

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) de Santarém iniciaram uma parceria para a formação de agentes em “cenário de incidentes e prestação de primeiros socorros”. As ações de formação decorreram, durante o passado mês de novembro, na Escola Prática de Polícia, em Torres Novas.

Esta formação compôs-se por cinco ações dirigidas a 60 polícias de todas as categorias dos quadros da PSP (agentes, Chefes e Oficiais) com a responsabilidade do trânsito. Tratou-se de uma parceria bastante pertinente pelo tipo de operações em que estes agentes estão normalmente envolvidos, nomeadamente os acidentes rodoviários.

Nestas ações, os polícias aprenderam que a forma mais eficaz de eliminar ou reduzir sequelas é através do socorro prestado nos primeiros minutos que sucedem ao acidente. Ao terem conhecimento de conceitos básicos de primeiros socorros, os agentes podem – após a identificação da situação e da ligação para o 112 - iniciar manobras de Suporte Básico de Vida que aumentam substancialmente as probabilidades de sobrevivência da vítima até à chegada de ajuda diferenciada.

São estes pequenos gestos, que podem fazer toda diferença e salvar uma vida, que o formador da Escola Nacional de Bombeiros ensinou na vertente prática das sessões. Na componente teórica foram também abordados alguns conceitos relacionados com o protocolo de atuação dos bombeiros em acidentes rodoviários. Os agentes ficaram a conhecer como os bombeiros operam e se organizam – a função do responsável pela equipa de salvamento e desencarceramento e do comandante das operações de socorro – promovendo-se, assim, uma melhor articulação entre as várias entidades envolvidas em teatros de operações de maior complexidade.

 

Primeiros socorros para agentes da PSP
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#parcerias #primeirossocorros