ENB colabora na atualização do Catálogo Nacional de Qualificações
2023-04-10 15:41:20

A Escola Nacional de Bombeiros, em parceria com a empresa Quaternaire Portugal, está a colaborar no processo de atualização do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), sendo estas as entidades responsáveis pelas atualizações a realizar nos setores da Defesa e da Segurança. O processo foi lançado em 2022 pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP,I.P.).

O processo contempla a realização de estudos de diagnóstico de necessidades de qualificações e competências, de âmbito setorial, e a atualização do CNQ, através da conceção dos respetivos referenciais de competências, referenciais de formação e instrumentos para o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais (RVCC Profissional). 

Ao todo, são 21 os setores envolvidos. O objetivo final é atualizar as qualificações existentes no CNQ, excluindo e introduzindo novas qualificações.

A atualização do CNQ é um processo que decorre ao longo de quatro fases. A primeira é a elaboração do diagnóstico de necessidades de qualificações e competências. A segunda envolve a elaboração do referencial de competências da qualificação, seguida da elaboração do referencial de formação para a qualificação. A última fase será a elaboração dos instrumentos de avaliação de competências em RVCC Profissional. 

O CNQ é um instrumento de gestão estratégica das qualificações de nível não superior - níveis 2, 4 e 5 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) - e de regulação das respetivas modalidades de dupla certificação e dos processos RVCC que existem, em Portugal, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações.

ENB colabora na atualização do Catálogo Nacional de Qualificações
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#formação
jQuery Cookie Disclaimer Bar