ENB acolheu simulação de lançamento do foguete Camões
2023-09-28 15:56:42

O recinto exterior do Centro de Formação de Sintra da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) foi o palco para a simulação do lançamento de um pequeno foguete, batizado de Camões, na tarde do dia 26 de setembro, realizado pelo grupo de alunos “Rocket Experiment Division (RED)” do Instituto Superior Técnico (IST), com o apoio do Atlantic Spaceport Consortium Lda (ASC). 

Pouco passava das 17h00, quando a equipa envolvida no projeto procedeu à simulação do lançamento, a partir de uma torre instalada no dia anterior no Antigo Campo de Prática de Extintores N.º 2. A simulação decorreu no âmbito da preparação do grupo de alunos do IST para a competição EuRoC 2023 que se realiza no próximo mês de outubro.

No espaço cedido pela ENB para o evento, estiveram ainda elementos do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Pedro de Sintra, de modo a simular também algumas partes fundamentais dos procedimentos de segurança e de lançamento.

O ASC é uma entidade criada com o intuito de responder ao desafio lançado pelo Governo Regional dos Açores para construção e operação de um Porto Espacial na Região Autónoma dos Açores. 

O consórcio ASC assumiu a tarefa de desenhar, fabricar e testar uma série de equipamentos de suporte no solo, no âmbito de um programa com a Agência Espacial Europeia, que serão essenciais nos planos futuros do ASC. A missão primária destes equipamentos é permitir o lançamento de veículos espaciais de pequeno porte.

ENB acolheu simulação de lançamento do foguete Camões
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#simulação
jQuery Cookie Disclaimer Bar