Bombeiros vão ter um Centro de Simulação e Realidade Virtual
2015-03-31 17:08:35

No ano em que celebra vinte anos, a ENB- Escola Nacional de Bombeiros inaugurou na sua sede, em Sintra, o Centro de Simulação e Realidade Virtual. A cerimónia realizou-se hoje e contou com a presença do secretário de Estado da Administração Interna - João Almeida, do embaixador da Holanda - Govert de Vroe, do presidente da Câmara Municipal de Sintra – Basílio Horta e de representantes das principais entidades dos sectores da segurança, proteção e socorro.

A aposta nesta nova ferramenta formativa é sustentada na experiência das principais escolas europeias de bombeiros e nos resultados alcançados ao nível da melhoria das competências de gestão operacional e no reforço da segurança dos bombeiros em operação.

O novo CSRV, instalado no antigo ginásio, resultou de um investimento de 350 mil euros e contou com o apoio da Sogilub no valor de 45 mil euros. Trata-se de um "esforço muito grande para os cofres da escola", mas que trará variados benefícios para a formação dos bombeiros portugueses.

O Centro de Simulação e Realidade Virtual ´da ENB foi já considerado pela E-Semble um "centro de excelência XVR Simulation Software" e dos melhores a nível mundial (a XVR Simulation Software está presente em cerca de 30 países).

Sobre o Centro de Simulação e Realidade Virtual:

O Centro é constituído por cinco cabines e um posto de comando, por duas salas de simulação virtual, um posto de coordenação e, por fim, uma sala multimédia. Os seus destinatários preferenciais são: os oficiais bombeiros e elementos do quadro de comando, bem como os elementos que atingem o topo da carreira de bombeiro com a promoção à categoria de chefe.

A formação a desenvolver incide essencialmente na gestão de operações, possibilitando aos formandos treinar o processo de tomada de decisão em diferentes contextos operacionais e de complexidade variável. Os formandos serão sujeitos a um conjunto de experiências de aprendizagem em cenários, cuja complexidade técnica e risco para a segurança dos próprios operacionais (incêndios urbanos, incêndios industriais, acidentes com matérias perigosas, acidentes multivítimas), não permitem ou desaconselham a sua reprodução em ambiente real.

O ambiente virtual do simulador permite deste modo treinar a tomada de decisão, possibilitando que se cometam erros e que os formandos possam aprender com os erros cometidos, de modo seguro e sem consequências para os próprios ou para terceiros.

O Centro que hoje se inaugura apresenta-se como uma ferramenta indispensável para a melhoria das competências de gestão operacional dos bombeiros portugueses, contribuindo de igual modo para o reforço da segurança dos bombeiros em operação. 

Bombeiros vão ter um Centro de Simulação e Realidade Virtual
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ LIGAÇÕES
Galeria Imagens
Notícia Portal BPS
partilha-google+ TAGS
#CFSintra #CSRV #inovacao
jQuery Cookie Disclaimer Bar