ENB celebra memorando para o desenvolvimento da proteção civil em Moçambique
2015-09-15 14:21:57

A ENB acaba de celebrar um Memorando de Entendimento com o Conselho Municipal da Beira e a empresa T4S Moz, para a formação técnica de bombeiros e outros agentes de proteção e socorro em Moçambique. A cerimónia terminou há pouco na sala de sessões do município da Beira.

Este estreitamento das relações técnico-científicas e culturais reveste-se da maior importância face à necessidade de formação e capacitação de bombeiros, agentes de proteção civil e colaboradores de modo a melhorar a qualidade e produtividade dos recursos humanos pela oferta de cursos de graduação, estágios profissionais e ações de formação a fim de salvaguardar estes interesses comuns.

Para a prossecução destes objetivos, o Conselho Municipal da Beira vai disponibilizar o terreno e apoiar a construção de um centro de formação especializado em segurança e socorro, destinado a formar bombeiros e outros agentes de proteção e socorro, de entidades públicas ou privadas.

O processo de construção será gerido pela T4S Moz – Training Solutions, Safety and Security Services. A esta empresa caberá ainda o desenvolvimento da atividade formativa e de atividades afins que potenciem a rentabilização das infraestruturas de acordo com o projecto formativo a ser definido no âmbito da presente parceria.

Por seu lado, a ENB vai apoiar e assessorar na elaboração do projeto relativo às infraestruturas a instalar, bem como, definir e regular o projeto formativo nas áreas da sua especialidade assegurando a formação direta ou de formadores.
A cooperação entre estas três entidades assume um importante papel nos domínios de partilha do saber, ensino, desenvolvimento da cultura defesa contra incêndio e combate a incêndio.

Para José Ferreira, presidente da ENB, este memorando é mais um reconhecimento internacional da qualidade formativa da Escola. “Depois de inúmeras missões de cooperação internacional em países africanos de língua oficial portuguesa, a ENB volta a ter uma palavra no desenvolvimento da proteção e socorro de Moçambique, país onde já tem um percurso de consultoria e formação junto de grandes empresas como a Hidroelétrica de Cahora Bassa ou a Cornelder de Moçambique.

Com a assinatura deste memorando, abrem-se novas possibilidades ao contributo da ENB na formação técnica de bombeiros e de outros agentes de proteção civil, ao nível municipal, provincial e até nacional.”

 

ENB celebra memorando para o desenvolvimento da proteção civil em Moçambique
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ TAGS
#parcerias
jQuery Cookie Disclaimer Bar